Na manhã desta quarta-feira,28 de Fevereiro, o deputado estadual Júlio Mendonça(PCdoB), usou a tribuna para falar de uma importante indicação, que fez a casa legislativa. A indicação do Deputado solicita que o Governo do estado, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviço Públicos -MOB- restabeleça o programa Tarifa Social Aquaviária, lançando em decreto pelo ex-governador Flávio Dino, em 01 de Dezembro de 2021.
O Tarifa Social Aquaviário, representava um política pública social e garantia subsídio no Sistema de Serviço Público de Transporte Aquaviária na travessia do Terminal da Praia Grande (São Luís) ao Terminal de Alcântara e foi um grande marco na gestão de Flávio Dino.
As regras propostas abrangiam uma viagem de ida e volta em todas as linhas sociais, com uma tarifa especial, de acordo com os princípios da mobilidade, acessibilidade e universalidade. Em discurso durante o grande expediente o deputado falou da importância da retomada do projeto, principalmente para os moradores de Alcântara que fizeram um apelo ao parlamentar.
“Nossa indicação atende a um pedido da população e de vereadores da cidade; e busca dar condições aos passageiros que estão na condição de usuários dos SUS em tratamento contínuo; bem como estudantes, idosos e pessoas com deficiência. Agradeço a todos o vereadores de Alcântara em nome da vereado Menka Pinho, que nos procurou encaminhando um ofício pedindo essa indicação”, disse Júlio Mendonça.
O deputado disse na tribuna, que vai procurar o governador Carlos Brandão e o presidente da MOB, Adriano Sarney, para formalizar pessoalmente o pedido, além de pedir também o apoio do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins.