Quilombola de 19 anos e moradora do município de Viana passa para Medicina na UFMA

Uma jovem quilombola do município de Viana, na Baixada Maranhense, foi aprovada no curso de Medicina, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela recebeu uma homenagem do governador Carlos Brandão e secretário estadual de Educação e vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, após o resultado individual do SISU, divulgado nesta terça-feira (30).

Vianense passou para Medicina na UFMA / Foto: Instagram do IEMA Viana

Trata-se de Ana Beatriz Moreira Costa, de 19 anos, moradora da comunidade quilombola de Vila Nova de Ana Dias, zona rural de Viana. Ela é egressa da Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Viana. Pelas redes sociais do colégio, os professores, alunos e diretores comemoraram a aprovação e postaram fotos da futura médica.

“Uma conquista incrível! Com a nota do SISU, a egressa Ana Beatriz do IEMA Pleno Dom Hamleto de Angelis passou em 1ª lugar em medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desejamos todo o sucesso em sua jornada. Você é um exemplo do poder da educação pública de qualidade”, diz a nota da instituição educacional da Rede Estadual.

Também pelas redes sociais, o secretário estadual de Educação e vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, comemorou o resultado. “É da minha amada Viana! É da Rede Integral! Parabéns, Ana Beatriz, 1° lugar em medicina na UFMA. Estudante do Iema Pleno Dom Hamleto de Angelis. Estamos muito orgulhosos de você”, completou.

O governador Carlos Brandão também se manifestou. “Parabenizo de forma muito especial a jovem Ana Beatriz, aluna do IEMA Pleno Dom Hamleto de Angelis, de Viana, que passou em primeiro lugar para o novo curso de Medicina da UFMA. Sucesso nessa nova fase”, comentou.

Aprovação e história

Segundo colheu o Blog do Jailson Mendes, Ana Beatriz foi aprovada nas cotas da universidade para quilombolas, em primeiro lugar. Em 2023 ela foi aprovada para Engenharia Civil na Universidade Federal de São Paulo, mas decidiu não cursar e esperar o que ela sempre quis. A nova estudante universitária do curso de Medicina da UFMA mora com uma tia, que vende lanches na cidade de Viana.

Uma resposta para “Quilombola de 19 anos e moradora do município de Viana passa para Medicina na UFMA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *