Uma equipe de investidores da Arábia Saudita está em Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, para conhecer as ações do Centro de Referência de Quebradeiras de Coco Babaçu do município. Em 2023, o local ganhou um prêmio de repercussão nacional de arquitetura.
A visita foi realizada na fábrica e padaria ‘Sabores do Babaçu’, localizada no povoado Sumaúma, na região do Japão, em Vitória do Mearim. O intercâmbio foi organizada pela empresa Vale do Pindaré com o intuito de conhecerem de perto as potencialidades das quebradeiras de coco babaçu do município.
Durante a visita, as quebradeiras mostraram aos investidores o processo de produção dos derivados do Coco Babaçu e a luta para manter essa cultura de pé, que mantêm boa parte das rendas da região da Baixada Maranhense. Entre os produtos apresentados foi o pão, feito com a farinha do mesocarpo, subproduto do babaçu.
A Arábia Saudita é uma importante parceira da Vale que faz esse intercâmbio entre os dois países. As informações do Blog Luan e Amigos.
Prêmio
Em 2023, o Centro de Referência de Quebradeiras de Babaçu de Vitória do Mearim ganhou o Prêmio Nacional de Arquitetura do Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel. O local foi construído com materiais simples como madeira, tijolos e telhado translúcido.