Nesta quarta-feira (17), a cidade de Viana recebeu com entusiasmo a visita do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. Acompanhado pela vice-prefeita Regina Machado; pela deputada estadual Mical Damasceno; pela secretária de Saúde Loyane Coutinho; pelo secretário adjunto de Saúde Fernando Castro e membros da administração municipal, o secretário teve uma agenda institucional repleta de compromissos em prol da saúde dos vianenses e de municípios da regional.
Entre os secretários das cidades da regional estavam em Viana, São João Batista, Matinha, Penalva e Cajapió. O primeiro destino da visita foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Baixa do Capim, onde o secretário pôde constatar o empenho e dedicação da administração municipal em cuidar da saúde da população.
Por meio do Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária, as UBSs dos municípios foram contempladas com equipamentos de extrema importância para o cuidado com a população. Um dos equipamentos destacados foi um computador com webcam, possibilitando a realização de consultas por telemedicina. Essa iniciativa fortalece ainda mais a saúde pública municipal e amplia o acesso aos serviços de saúde.
“Cuidar da saúde é uma das nossas maiores prioridades, pois sabemos que é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou a vice-prefeita de Viana, Regina Machado, enfatizando que a visita reforça o compromisso da administração municipal em proporcionar uma saúde cada vez mais forte e acessível para todos os vianenses.
A visita também se estendeu ao Hospital Regional Antônio Haddad, onde foram feitas observações e apresentadas as problemáticas enfrentadas pela instituição. A troca de informações e a busca por soluções conjuntas foram pontos essenciais dessa visita. “Um momento de diálogo aberto para que possamos trabalhar juntos na assistência em saúde, principalmente por meio do Programa Cuidar de Todos – eixos Atenção Primária e Telemedicina – com todo suporte técnico necessário. Logo após, visitei o Hospital Regional de Viana para levantar demandas e conversar com os pacientes. Dessa maneira, encontramos estratégias mais assertivas para melhorar o atendimento da rede estadual de saúde”, declarou o secretário Tiago Fernandes.
Entre os equipamentos entregues para as cidades da Baixada Maranhense, estão:
– Termômetro clínico digital
– Antropométrico vertical portátil
– Glicosímetro
– Tiras testes para glicosímetro
– Nebulizador
– Foco de luz
– Detector Doppler de sonar fetal
– Aparelho de PA completo
– Kit saúde bucal
– Escala de Snellen
– Oxímetro de dedo
– Computador com webcam para consultar telemedicina
– Balança plataforma com estadiômetro adulto
– Régua antropométrica