Raimundinho Cutrim é o novo presidente da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais

O professor Raimundinho Cutrim foi eleito o novo presidente da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais (Ajolecis), casa ‘Fran Figueiredo’. A eleição foi realizada nesta segunda-feira (15), de forma híbrida. A instituição foi criada em 2021 e tem quase 40 membros.

Membros da Academia Joanina de Letras

Raimundinho Cutrim substitui o professor Marcondes Serra, primeiro presidente da Academia, e ficará no comando até o fim de 2026. A chapa segue com João Araujo Teixeira como vice-presidente; Iolanda Castro como diretora Administrativa; Elifas Meireles como Diretor Financeiro e Patrimonial; e Batista Azevedo como Diretor de Comunicação e Documentos.

A Academia Joaninas de Letras foi fundada em novembro de 2021 e tem como objetivo difundir as atividades científicas, expressões artísticas e a literatura da cidade de São João Batista. A instituição dispõe de 40 cadeiras, com algumas ainda a serem ocupadas. Atualmente, sua sede fica localizada em uma sala do Centro Administrativo ‘Chiquitinho Figueiredo’.

Ao comentar sua escolha pelos demais imortais, Raimundinho Cutrim agradeceu o apoio dos confrades e confreiras e disse que, ao lado dos demais membros da Diretoria, trabalhar para elevar mais ainda o nome de São João Batista. Ele também disse que a Academia tem muitos desafios, principalmente o de manter viva a memória do povo joanino.

Quem é Raimundinho Cutrim?

Raimundo Corrêa Cutrim é maranhense de São João Batista, nascido no dia 28 de setembro de 1956, no povoado Ervanço. Raimundinho de Corina, como é popularmente conhecido, é filho de lavradores que não puderam estudar: Benedito Costa Cutrim e Corina Corrêa Cutrim. Aos sete ano migrou para São Luís, onde começou a estudar a quarta série.

Aos 17 anos teve que voltar para São Luis novamente e foi aprovado em primeiro lugar no concurso da Ericsson do Brasil, apenas com a quarta série do antigo curso primário, superando a exigência da escolaridade secundária, indo para Fortaleza e Recife participar de treinamentos para trabalhar um ano e seis meses na Embratel como montador telefônico de sistema DDD.

Anos depois, a grilagem da terra natal o fez voltar novamente para São João Batista e candidatar-se em 1982 a vereador pelo PDS, mas não foi eleito. Nesse tempo, o vereador Zezi Serra conseguiu para Raimundinho Cutrim uma nomeação para o cargo de zelador da escola ‘Acrísio Figueiredo’. Passado os anos, ele concluiu o curso de magistério em 1986 em São Luis, iniciando sua carreira como professor em 1984. Em 1994 foi aprovado no vestibular da Uema e concluiu sua formação em Ciências, em 1998, sendo aprovado no concurso do estado como professor e foi lotado no ‘Cema’.

Exerceu mandato eletivo por duas legislaturas, de 1989 a 1993 e de 1991 a 1993. Em 2001 foi aprovado em mais um concurso do município, onde trabalha até hoje. Em 2002 assumiu a direção do Cema, fez pós-graduação em Ciências, com ênfase em Matemática na Faculdade de Tecnologia Darwin de Brasília no ano de 2008 e exerceu o cargo de supervisor e coordenador da Semed. A vida sentimental do autor é marcada por aventuras e desventuras e é pai de Tâmara, David, Dayanne, Raylene, Raynnara e Rayka.

Uma resposta para “Raimundinho Cutrim é o novo presidente da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais”

  1. Desejo muito sucesso à nova gestão da AJOLECIS , Casa de Fran Figueiredo!

    Que Deus abençoe a cidade de São João Batista, a sua Academia de Letras, a sua Diretoria e a todos os acadêmicos e acadêmicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *