Duas alunas das cidades de Bacurituba e Cajapió, na Baixada e Litoral Maranhense, tiraram 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgado nesta terça-feira (16), pelo Ministério da Educação. De acordo com o ministério, apenas 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação do Enem 2023.
O tema foi: ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’. A primeira a conseguir tirar a nota de 980 trata-se de Ericka Vanessa Coutinho, de 19 anos, natural da cidade de Cajapió. Na redação do exame em 2022 ela tinha tirado 840 pontos e desta vez ela quer usar a nota para tentar o curso de Direito.
Ericka estudava no Centro de Ensino ‘Paulo Cordeiro Filho’, em Cajapió, e é filha da faxineira Jack Sandra. “Eu estudei pelo o YouTube, pois não tenho dinheiro para pagar cursinho online, que cobram 600 reais. Minha mãe faz uns bicos como faxina, arruma cabelo, lava roupas. O que vai aparecendo, ela vai fazendo. Tenho esse sonho de mudar a vida da minha mãe”, declarou.
O segundo bom exemplo é da cidade de Bacurituba. A jovem Ana Camilly Santos Costa, de 19 anos, também tirou 980 pontos na redação do Enem 2023. Ela completou o Ensino Médio em 2022, no IFMA de Pinheiro, e é filha dos comerciantes conhecidos como Zé da Feira e Ana Teresa. Com a nota, ela quer fazer o curso de Nutrição em uma faculdade pública.
Ana Camilly contou ao blog que ela decidiu sair das redes sociais para focar na preparação para o Enem. “Meus pais são comerciantes e sempre me incentivaram a estudar, sempre me falaram que a educação é a porta para um mundo de oportunidades. Já cheguei a ser aprovada em Contabilidade, na UFMA, e Direito, na UEMA, mas não tenho afinidade com essas áreas. Quero tentar uma vaga para Nutrição na Universidade Federal do Maranhão”, completou.
Outras pontuações
O blog recebeu diversas informações de jovens que se destacaram com pontuações acima de 900 em várias cidades da Baixada Maranhense e parabeniza todos os alunos que se destacaram.
Parabéns! para as jovens Ericka e Ana Camilly, pelas grandes conquistas! Acredito que seus respectivos familiares estão orgulhosos de vocês…