Sem dizer como, Carlos Brandão diz que ‘não medirá esforços para impedir seca na Baixada Maranhense’

O governador Carlos Brandão anunciou nesta quinta-feira (28), em mensagem publicada nas redes sociais, que está acompanhando a extrema estiagem que tem afetado pescadores na Baixada Maranhense e está buscando soluções para impedir a seca na região. No entanto, o chefe do Palácio dos Leões não apresentou nenhuma medida do Governo do Estado.

Governador se manifestou sobre seca

“Estamos acompanhando as condições hidrometeorológicas da estiagem que afetam os pescadores na Baixada Maranhense. Não mediremos esforços para contornar a situação, inclusive, buscando soluções para impedir a seca no lago Itans”, disse o governador, através de suas redes sociais, nesta quinta. A nota foi praticamente a mesma divulgada pela Secretaria de Meio e Recursos Naturais (Sema), que só disse que segue monitorando.

Apesar da manifestação, Brandão não anunciou nenhuma medida e nenhuma ajuda aos municípios atingidos pela seca, o que preocupa os moradores da região, que sofre com a maior estiagem dos últimos 10 anos segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal.

A seca registrada em 2023 na Baixada Maranhense é a maior da última década e foi tema de reportagem exibida pela TV Globo em vários jornais nesta semana. A estiagem afetou a produção de peixes no Lago do Itans, localizado no município de Matinha. A projeção dos trabalhadores é que cinco toneladas de peixes tenham morrido com a estiagem, que já dura seis meses.

Nas últimas 24 horas, a maioria das cidades da região registrou chuvas passageiras, o que animou a população.

3 respostas para “Sem dizer como, Carlos Brandão diz que ‘não medirá esforços para impedir seca na Baixada Maranhense’”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *