Com maior seca dos últimos 10 anos na Baixada Maranhense, milhares de peixes morrem em Matinha e búfalos agonizam em Olinda

Esta semana diversos vídeos foram feitos em cidades da Baixada Maranhense mostrando milhares de peixes mortos em Matinha, incêndios e búfalos morrendo em Olinda Nova do Maranhão. A situação não é diferente nos demais municípios e a seca é considerada a maior dos últimos 10 anos na região.

Seca avança nas cidades da Baixada

No lago de Itans, em Matinha, moradores gravaram vídeos mostrando a mortandade de milhares de peixes. Na zona rural de Olinda Nova, incêndios criminosos e búfalos morrendo no meio do campo anunciam uma das maiores secas da Baixada Maranhense.

No início do mês, uma reportagem do Jorna Nacional destacou estiagem nos municípios da região e ouviu diversos moradores de cidades como Bacurituba, São Bento e Pinheiro. “Desde junho que não chove aqui, desde quando parou o inverno que não chove. Cinco meses”, diz o produtor rural Reginaldo de Jesus Pereira, de Bacurituba.

 Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, órgão ligado ao governo federal -, o Maranhão está entre os oitos estados do Norte e Nordeste do país, em que a estiagem deve se prolongar até janeiro. Com a estiagem prolongada, que já se arrasta por quase metade do ano e as altas temperaturas, as águas dos campos evaporaram rápido demais.

Vejam os vídeos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *