Moradores de um povoado do município de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, registraram uma chuva de granizo esta semana. O fenômeno assustou a população, mas feliz ninguém saiu ferido.
O caso foi registrado nesta terça-feira (28), no povoado Juçaral das Margaridas, zona rural de Vitória do Mearim. Vídeos espalhados pelas redes sociais mostram moradores pegando nas pedras de gelo, que ficaram assustados pela chuva. Apesar das pedras de gelo, não há registros de feridos e nem danos graves nas casas atingidas.
Os meteorologistas explicam que granizos são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical – as cumulonimbus, citadas pela especialista e que, ao contrário do que muitos pensam, ‘é normal uma tempestade vir com granizo e ventos fortes depois de um dia muito quente, devido à formação de uma nuvem chamada cumulonimbus”, explica Carine Gama, meteorologista da Climatempo.
Essas nuvens são conhecidas pelos meteorologistas como “nuvens frias”, pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero grau, permitindo, portanto, a formação do granizo. Por outro lado, as chamadas “nuvens quentes” têm temperatura acima de zero grau em toda a sua extensão, da base ao topo. Segundo a Climatempo, elas podem até provocar chuva forte, mas não geram raios e nem granizo.
Vejam o vídeo…não conseguiu visualizar as imagens? Clique AQUI e vejam as imagens…