O plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 517/2023, de autoria do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que considera o Festejo do “Círio de Nazaré”, da cidade de Viana, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão. A matéria segue para sanção do governador Carlos Brandão.
O festejo é inspirado no Círio de Nazaré realizado em Belém (PA), e já acontece há dezesseis anos, com uma extensa programação que finaliza com a grande procissãoda Nossa Senhora de Nazaré. A cidade toda participa enfeitando as fachadas das casas e as ruas por onde a imagem da santa passa durante os cortejos. Fiéis de várias regiões do estado demonstram devoção e fé, pagando promessas e participando das celebrações, missas e procissões.
“Para a região, é uma importante manifestação cultural e religiosa, que hoje já espera receber em torno de 25 mil pessoas de vários municípios e várias regiões do estado. É uma festa católica realizada pela Diocese que envolve muitos atores, atrai muitos fiéis e romeiros, além de gerar emprego e renda para a população de Viana”, registrou o parlamentar.
Este ano, o festejo será realizado entre os dias 03 e 12 de novembro e traz como tema “O Encontro da Fé”. Com a aprovação do projeto e posterior sanção da lei, o Círio de Nazaré de Viana passará a contar com a proteção legal e constitucional, sendo inserido no calendário oficial de eventos do estado.
O tema do Círio 2023 é: Maria, modelo de vocação.