No município de Penalva, a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem, pelo crime de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (MPU). A prisão foi realizada na manhã desta terça-feira (5), por uma equipe da Delegacia de Polícia da cidade.

Consta nos autos que foi deferida Medida Protetiva de Urgência em desfavor do preso, pois este estaria ameaçando sua própria irmã. Nos últimos dias, o preso, mesmo sabendo da existência da medida, voluntariamente as descumpriu, motivo pelo qual foi decretada sua prisão preventiva.
O preso foi localizado em meio a uma diligência investigatória na cidade de Penalva, que após consulta ao sistema judiciário, constatou a existência do mandado de prisão em aberto. O homem foi encaminhado para a Unidade Prisional de Viana, onde deve ficar à disposição da justiça.
A prisão segue as diretrizes da “Operação Shamar”, que tem o objetivo de reforçar as ações de combate à violência contra a mulher e o feminicídio no Brasil.