A polícia registrou uma série de assassinatos, afogamentos, prisões, apreensões de motos e acidentes nas cidades da Baixada Maranhense. Os registros foram feitos nas cidades de Viana, Arari, Vitória do Mearim, Matinha, Monção, Santa Helena e Pinheiro. No entanto, outras ocorrências foram publicas neste fim de semana no blog em outras cidades Cajapió, São João Batista, São Bento, São Vicente e Penalva.
Viana
No domingo (13), um homem foi preso por dois policiais de folga em Viana. O suspeito responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, resistência e desacato. Ele também teria confessado que foi preso em meses anteriores, mas conseguiu escapar da viatura policial. O caso foi registrado por volta das 16 horas, no povoado Bacurizeiro. A polícia informou que dois PMs de folga olharam o suspeito com a arma na cintura e o abordaram, sendo que o suspeito entrou em luta corporal com os soldados, que receberam ajuda de outros PMs e conseguiram imobilizar o acusado.
Ele responde processo por roubo de gado em Viana. Durante a condução, o suspeito confessou já ter sido preso por um roubo de gado há alguns meses atrás, no povoado Estrada de Rafael, mais que conseguiu fugir após arrombar o xadrez da viatura. Ele foi encaminhado para o presídio de Viana, com um revólver calibre 38, moto, dinheiro e pertences.
Um dia antes, uma moto com restrição de roubo e furto emitido pela Justiça de São Paulo foi recuperada no povoado Santeiro, na MA-014. A polícia também registrou a recuperação de outras duas motocicletas no povoado Carpina.
Matinha
Em Matinha a polícia registrou duas ocorrências. A primeira foi no domingo (13), por volta das 11 horas, no bairro Galiza, onde um suspeito foi preso por tráfico de entorpecentes e veículos com restrição de roubo ou furto. O suspeito foi identificado como Juan Victor Soeiro Ferreira, de 22 anos e morador da cidade de Viana.
De acordo com as informações, a polícia recebeu informações de que três homens estavam traficando drogas na rua, informação que foi constatada pela guarnição, mas os suspeitos conseguiram fugir ao notar a presença dos policiais, deixando uma moto honda biz para trás. Um deles, no entanto, foi capturado logo em seguida, em uma residência.
Durante a abordagem e revista pessoal do suspeito, este se apresentou como sendo conhecido como ‘Mbappé’, e com ele foi encontrado no bolso da bermuda, a quantia de R$ 40,50, sete papelotes de maconha, embalados e prontos pra comercialização, dois papelotes de Crack, sendo um papelote pequeno e um maior. Por fim, ele informou que é membro da facção criminosa chamada ‘Comando Vermelho’ e foi levado para a delegacia de Viana, com a moto com restrição de roubo e furto.
Já nesta segunda-feira, uma moto foi recuperada por volta das 18 horas, no povoado Santa Teresa. A vítima é um morador da cidade de Pedro do Rosário, que teve sua moto furtada no dia anterior e teria sido levada para o município de Matinha. Por estes motivo, a guarnição deslocou até o referido povoado para averiguar a denúncia.
No deslocamento até o local, os autores avistando a viatura aproximar-se, abandonaram o veículo e entraram em um terreno de mata fechada. Ao chegar ao veículo, a guarnição consultou o chassi, pois o veículo já estava sem a placa e sem a carenagem traseira, e constatou tratar-se do veículo da vítima que fora furtado no dia anterior. O veículo também estava adulterado, pois foi feito no mesmo.
Santa Helena
Dois homens foram brutalmente assassinados na madrugada desta segunda-feira (14), após uma festa na MA-106, povoado Mangabeira, zona rural de Santa Helena. As vítimas foram identificadas como Cheferson Chayana Pinheiro Moraes, pedreiro de 31 anos e conhecido como ‘Pretinho’; e Wedson Carlos de Jesus Frazão, pescador de 30 anos.
A polícia informou que Cheferson foi executado com um tiro na testa, enquanto Wedson recebeu dois disparos, pescoço e testa. De acordo com informações de populares colhidas pela polícia no local do ocorrido, houve um pequeno engarrafamento após a saída de uma festa e alguns veículos se fecharam, logo em seguida, ouviram a seguinte expressão ‘não mata o cara’.
Em seguida, foram efetuados quatro disparos que atingiram as vítimas, que morreram no loca. A Polícia Militar informou que realizou buscas próximo ao local, mas até o fechamento desta matéria não houve prisões dos suspeitos.
Pinheiro
O Corpo de Bombeiros achou um corpo de uma mulher no Rio Pericumã, em Pinheiro nesta segunda-feira (14). Segundo as informações, a vítima foi identificada apenas como Inácia e um dia antes foi vista andando sem roupas pelo centro da cidade.
Os moradores disseram que ela sofria de transtornos mentais e andava pelas ruas do município. Vídeos espalhados em redes sociais mostram a vítima andando sem nenhuma peça de roupa no corpo. A polícia investiga o caso e não divulgou detalhes.
Arari
Um pai de uma adolescente de 14 anos foi preso neste fim de semana, na cidade de Arari, na Baixada Maranhense. Segundo a polícia, a adolescentes informou ao Conselho Tutelar que foi agredida por um corda pelo seu pai. Após isso, a polícia realizou a prisão do suspeito.
Vitória do Mearim
Uma moto foi recuperada neste sábado (12), com sinais de adulteração no povoado João Diogo, zona rural de Vitória do Mearim. O caso foi registrado por volta das 11 horas e veículo é uma Yamaha XTZ azul.
A polícia contou que, durante rondas, a guarnição avistou uma motocicleta estacionada sem placa e com adaptações nas carenagens. Foi feita averiguação e constatou-se que o chassi estava suprimido. Após isso, foi localizado o proprietário da motocicleta na casa ao lado de onde ela estava estacionada. Diante do fato, foi dada voz de prisão e foi conduzido para a 6ª Delegacia Regional de Viana, juntamente com o veículo.
Monção
No domingo (13), um aposentado de 60 anos, identificado como Raimundo Zacarias, se afogou no Rio Pindaré, na cidade de Monção. Segundo a imprensa local, ele estava no povoado Patos, zona rural do município de Monção, quando se afogou.
Após isso, pescadores, bombeiros militares e civis tentaram localizar a vítima, mas o corpo só foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (14). O corpo da vítima será velado na residência de familiares, no povoado Curva, zona rural de Monção.