Mais de 60 agricultores do povoado São Benedito agora conta com o Cadastramento Nacional de Agricultura Familiar (CAF), no município de Olinda Nova do Maranhão. Os documentos foram entregues nesta quarta-feira (26).

A entrega foi comandada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Olinda Nova, Nena Matos, e pelo presidente da associação dos moradores do povoado, Júnior Sousa, em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) de Viana.
Ao todo, foram beneficiados 63 agricultores e todos foram incluídos no CAF, que é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).
A inscrição no cadastro é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. A inscrição no CAF pode substituir a DAP – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para fins de acesso a todas as políticas públicas que tem esse documento como requisito.