Brandão assina ordem de serviço de R$ 17 milhões para asfaltar estrada que dá acesso à praia de Araoca, em Guimarães

O governador Carlos Brandão esteve no munícipio de Guimarães, no Litoral da Baixada Ocidental do Maranhão, neste domingo (23), para assinar a ordem de serviço para a execução das obras, que irão impulsionar o turismo, gerando emprego e renda na região. O principal acesso à Praia de Araoca será pavimentado com investimentos de mais de 17 milhões.

Praia de Araoca

Ao todo, será pavimentado um trecho de 19 quilômetros de estrada que se estende da entrada da MA-305 até a praia. As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).  “Há mais de 50 anos a população esperava por essa estrada. O nosso compromisso é fortalecer o turismo na região, a piscicultura, e isso só é possível com o apoio do Governo do Estado, fazendo com que a região da Floresta dos Guarás, que tem um grande potencial turístico, se desenvolva, gerando muitos empregos”, asseverou o governador.

As terras que dão acesso à Praia de Araoca são de propriedade de Domingos Aurino, que é da Baixada Maranhense, e se organiza para alavancar ainda mais o turismo na região. Ao blog, ele contou que atualmente o acesso é de terra batida e o tráfego fica difícil durante o período de chuvas. “Para gente será uma obra de grande potencial, pois vai melhorar as condições do turismo aqui em Guimarães e, consequentemente, de toda a região. Agradeço ao governador pelo anúncio”, declarou.

Domingos Aurino aprovou início das obras

As obras

O projeto tem o objetivo de melhorar a infraestrutura viária da região, estimular o turismo a e o comércio local, a valorização imobiliária, gerando emprego e renda para a população. A implantação da pavimentação da Estrada da Araoca terá um impacto significativo no aspecto socioeconômico da região, pois proporcionará a geração de empregos diretos e indiretos, criando oportunidades de trabalho para a contratação de mão de obra local, incluindo trabalhadores da construção civil, operadores de máquinas, motoristas de caminhões, entre outros.

A pista principal será construída com uma largura de 6 metros, atendendo aos padrões de segurança e fluidez do tráfego. Serão disponibilizados acostamentos dos dois lados da estrada, com o objetivo de proporcionar áreas de escape em caso de emergências e garantir uma maior segurança aos usuários. A obra incluirá a implementação de um sistema de drenagem eficiente, permitindo o escoamento adequado das águas pluviais e prevenindo problemas de alagamentos e erosão ao longo da estrada.

A sinalização será amplamente contemplada para garantir a orientação adequada dos condutores, contribuindo para uma circulação mais segura e organizada. Desta forma, a estrada proporcionará uma rota mais eficiente para o turismo e para a população local. O município de Guimarães fica situado no litoral da Amazônia Maranhense, na Floresta dos Guarás, por isso, a obra também faz parte do projeto denominado “Portal dos Guarás”, destacando sua importância estratégica para o desenvolvimento do turismo na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *