O Vasco da Gama acertou a venda de Eguinaldo de Sousa Lemos para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador é natural da cidade de Monção, na Baixada Maranhense, e será vendido por 4 milhões de euros, convertido para real, dá um pouco mais de R$ 21 milhões.
A informação foi confirmada neste sábado (22) pelo GE, da Globo, que anunciou também que a expectativa é a de que a transferência seja concluída neste final de semana e que o jovem atacante viaje para a Europa já na próxima segunda-feira.
O Shakhtar vai adquirir 90% dos direitos de Eguinaldo, e o Vasco vai manter 10% para uma venda futura. O atacante vai assinar contrato válido por cinco temporadas e chega na segunda-feira em Varsóvia, capital da Polônia. O time tem mandado suas partidas no país em razão da guerra na Ucrânia.
O Shakhtar Donetsk pagará ao Vasco duas parcelas de 2 milhões de euros, cada. Uma em agosto e outra em setembro deste ano. A negociação é intermediada pelo ex-jogador Moreno Aoas e seu sócio João Santos, da empresa M&A Sports Management. Eles trabalharam junto com o empresário de Eguinaldo, Mauricio Nassif. Moreno, inclusive, vai acompanhar o jogador na Polônia, onde vai realizar os exames e assinar contrato.
No início deste ano, o Shakhtar já havia procurado o Vasco por Eguinaldo, mas a SAF recusou a proposta de 2 milhões de euros. Eguinaldo tem contrato com o clube brasileiro até agosto de 2027. O jogador, que foi pai nesta semana, está ciente da proposta. Eguinaldo surgiu muito bem no ano passado, quando ajudou o Vasco no acesso à Série A. Em 2023, no entanto, ele perdeu espaço e vem sendo pouco aproveitado. Ele disputou 32 jogos e marcou três gols pelo profissional.