O Boi Unidos de Santa Fé desembarca na próxima semana, no dia 29 de julho, na cidade de Olinda Nova do Maranhão. A apresentação faz parte da terceira edição do projeto ‘Raízes do Bumba-Meu-Boi da Baixada’, realizada anualmente pelo grupo de bumba-meu-boi.

O evento tem o apoio do Governo do Estado, Rádio Planície FM e Prefeitura de Olinda Nova do Maranhão, com patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O encontro começará às 19 horas, na Praça de Eventos.
As apresentações acontecem anualmente. Em 2022 o grupo de Santa Fé se apresentou em Cajapió. De acordo com a organização, o projeto discute as interações artísticas do grupo nas comunidades da Baixada Maranhense, de onde o boi é oriundo.
O boi
O Boi de Santa Fé foi fundando em 1988 por Zé Olhinho, natural de São Vicente Ferrer, e seus colegas da Baixada Maranhense, que se estabeleceram em São Luís na década de 50, trazendo para o Bairro de Fátima suas batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens. Hoje é referência importante para o bairro onde se formou e mantém a sua sede.
O sotaque da Baixada é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Seu personagem mais característico é a Cazumba, mistura de homem e bicho, que traz um chocalho na mão e requebra as cadeiras avantajadas, vestindo uma bata comprida ricamente bordada, uma máscara de madeira (queixo) e cabeças esculpidas, cada vez mais elevadas.