Morre Mestre Abel, artesão natural de Viana que virou referência na confecção de caretas de Cazumbá no Brasil

Morreu na tarde desta sexta-feira (14), o artesão Abel Teixeira, mais conhecido como Mestre Abel. Ele estava com 83 anos de idade, era natural da cidade de Viana, na Baixada, e uma referência na confecção de caretas de cazumbás em todo o Maranhão, inclusive viajando vários estados mostrando sua arte pelo Brasil.

Mestre Abel Teixeira

Conhecido por sua habilidade, Mestre Abel era envolvido com as festas de bumba-meu-boi no sotaque de Pindaré ou Baixada desde criança. Durante muitos anos, representou o Cazumbá, uma das personagens do estilo cultural, brincando no Boi da Floresta de Mestre Apolônio e Nadir.

O trabalho refinado e inconfundível, levou as criações de Mestre Abel para os mais variados grupos de Boi da Baixada e também para diversos museus espalhados dentro e fora do Brasil. Suas caretas fazem parte do acervo do Museu Casa do Pontal (RJ), Museu do Folclore Edison Carneiro (RJ), Museu Afro-Brasileiro (SP) e Museu da Máscara de Bragança, em Portugal. Foram inúmeras caretas feitas por ele, impossível de contabilizar.

“Por conta delas, me levaram até para a Europa. Mas o Cazumba é daqui mesmo”, declarou certa vez. Mestre Abel, inclusive, era categórico em dizer que não fazia máscaras, mas caretas. “No Boi, sou Cazumba, que usa a careta”, dizia. O reconhecimento pelo trabalho como artesão, levou Mestre Abel para exposições temporárias, onde ministrou oficinas e palestras. Em 2009, ele foi prestigiado com o prêmio de “Mestre da Cultura Popular”, concedido pelo Ministério da Cultura do Brasil.

Mestre Abel

Internação

Mestre Abel estava internado em um hospital de São Luís em tratamento de uma enfermidade e teve o quadro clínico agravado nas últimas horas. No mês passado, uma campanha para doação de sangue chegou a ser realizada em prol da saúde do artesão. No mês passado, de acordo com publicação do jornalista Marco Aurélio d’Eça, mestre Abel precisava amputar o pé, mas a demora no procedimento favorecia o risco de que a doença se alastrasse.

“Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia, em São Luís, sofrendo o agravamento do seu quadro de saúde em razão das condições insalubres vividas no hospital”, publicou o jornalista. A morte do artesão e amante da cultura popular do Maranhão não leva o seu legado no artesanato de caretas de cazumba e tampouco apaga o seu importante legado na preservação da tradição do Complexo Cultural Bumba Meu Boi do Maranhão, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Natural de Viana

Mestre Abel nasceu no povoado de Santo Inácio, município de Viana, na Baixada Maranhense, em 19 de novembro de 1939. A morte do artesão e amante da cultura popular do Maranhão não leva o seu legado no artesanato de caretas de cazumba e tampouco apaga o seu importante legado na preservação da tradição do Complexo Cultural Bumba Meu Boi do Maranhão, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Velório e enterro

O velório está sendo feito desde ontem, em sua casa, na rua Santo Expedito, 75, no bairro Coroadinho, em São Luís. O sepultamento será realizado às 16 horas, no Cemitério da Maiobinha. Com informações do O Imparcial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *