Em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (16), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale foi reeleita, por unanimidade, para presidir a Casa no biênio 2025-2027, que se inicia em 1º de fevereiro de 2025. O vice dela será o vianense Júlio Mendonça, da Baixada Maranhense.

A nova Mesa Diretora, inscrita em chapa única intitulada ‘É Tempo de Unidade’, foi eleita com o voto unânime dos 42 deputados. Pelas redes sociais, Júlio Mendonça destacou sua eleição e a decisão do deputado Rodrigo Lago em abdicar do cargo para a nova chapa e apoiar a indicação dele pelo partido do PC do B.
“Hoje realizamos, na Assembleia, uma sessão para eleger a Mesa Diretora no biênio 2025-2027 e é com muita honra e gratidão que fui eleito como vice-presidente da Mesa Diretora. Sou extremamente grato a todos os parlamentares que nos honraram com a indicação para compor a chapa ‘É Tempo de Unidade’, e enalteço mais uma vez a grandeza do ato do deputado Rodrigo Lago”, declarou.
O deputado da Baixada Maranhense destacou ainda a reeleição de Iracema Vale, a quem substituirá em caso de eventuais impossibilidades. “Parabenizo a deputada Iracema Vale pela recondução à presidência e pelo exímio trabalho que vem executando na Alema. Assim como, cumprimento os demais membros da mesa Diretora eleita”, concluiu.
O prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, parabenizou o parlamentar. “O município de Viana tem agora um representante em merecido lugar de destaque. Nosso deputado estadual, Júlio César Mendonça, vianense, aliado de todas as horas e grande colaborador da nossa administração, agora é o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Essa é uma vitória da população vianense e de nosso grupo político que trabalha com compromisso e seriedade”, destacou.
Quem é Júlio Mendonça?
Júlio César Correa Mendonça nasceu em Viana, na região da Baixada Maranhense, graduou-se em medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (UEMA), MBA em Gestão Pública e Privada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele presidiu a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) em anos anteriores e começou sua atuação na pasta como secretário-adjunto de Crédito e Projetos Sócio Produtivos, em 2015, primeiro ano da gestão de Flávio Dino. Até 2021, ele foi secretário de Agricultura Familiar e em 2022 foi eleito deputado estadual com 29 mil votos.
É honroso ter um conterrâneo em destaque