Filme mostra conceitos e práticas de desenvolvimento territorial na Baixada Maranhense no Festival Guarnicê

O filme “Desenvolvimento Territorial da Baixada Maranhense” é o 1° episódio da WebSérie “Baixada Maranhense: Território de Potencialidades” foi exibido nesta quarta-feira (14), na 46ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, no teatro ‘João do Vale’, em São Luís. A produção conta com roteiro de Diane Sousa Pereira e direção fotográfica de Vanessa de Paula.

Filme foi exibido no Festival Guarnicê

A iniciativa é da Fundação Baixada que há 14 anos atua no trabalho de captar recursos para financiar projetos que levam em consideração as potencialidades do território numa perspectiva de espaço geográfico. “Não importa onde as pessoas nasçam, elas podem se desenvolver amplamente”, comenta Regina, fundadora da Fundação Baixada.

Esse é o ponto de partida para a discussão, e implementação, do Desenvolvimento Territorial na Baixada Maranhense. É um fazer que também se potencializa a partir da auto apropriação das potencialidades existentes em seus próprios territórios e que precisam ser desveladas. É um compromisso também com a comunidade na construção de uma percepção mais criativa, coletiva, autônoma e cheia de possibilidades em seus territórios. Um olhar emancipatório através de um “tripé” necessário para esse desenvolvimento territorial: a Educação, os Recursos Financeiros e as Redes.

“É uma peça publicitária com estética de documentário porque a ideia é trazer as falas dos atores que pensam e realizam esse movimento de desenvolvimento da Baixada Maranhense a partir de implementações de diversas tecnologias sociais” conta Vanessa.

O festival

O Festival Guarnicê de Cinema é um dos mais antigos festivais do país. A programação acontece até o dia 16 de junho em São Luís (MA), e tem como objetivo difundir a produção de obras audiovisuais cinematográficas, com foco em produção maranhense. Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *