Urgente: indígenas fecham a MA-014 entre Viana e Matinha em protesto contra Marco Temporal

Os índios da etnia Akroá-Gamella acabam de bloquear a MA-014, entre as cidades de Viana e Matinha, em protesto contra o Marco Temporal. A manifestação começou por volta das nove horas desta quarta-feira (7) e segue sem previsão de acabar. A Polícia Militar já está no local.

Protestos na MA-014

Imagens encaminhadas ao blog mostram os indígenas com cartazes e galhos de matos durante a manifestação. O grupo protesta contra a votação do marco temporal que acabou sendo aprovada na Câmara dos Deputados, mas que deve ser julgado ainda nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em outra ação.

O projeto de demarcação de terras indígenas prevê que só podem ser preservadas as terras que já eram tradicionalmente ocupadas por povos indígenas no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Na prática, o marco temporal permite que indígenas sejam expulsos de terras que ocupam, caso não se comprove que estavam lá antes de 1988, e não autoriza que os povos que já foram expulsos ou forçados a saírem de seus locais de origem voltem para as terras.

A proposta do marco temporal já passou pela Câmara e aguarda análise no Senado. Para virar lei, além do aval do Senado, o texto precisa da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vejam as fotos e vídeos. Não conseguiu visualizar o vídeo? Clique AQUI 

5 respostas para “Urgente: indígenas fecham a MA-014 entre Viana e Matinha em protesto contra Marco Temporal”

  1. ISSO NÃO É MANIFESTAÇÃO, MAS SIM CRIMINOSOS, MINHA MÃE ESTAVA VINDO DE UMA PERICIA EM VIANA E PASSOU A MAIOR HUMILHAÇÃO PARA CONSEGUIR PASSAR POR ESSE BLOQUEIO. ELA É DIABÉTICA E TOMA INSULINA, PASSOU MUITO MAL POIS AINDA TINHA QUE CHEGAR EM SÃO BENTO PARA TOMAR SEU REMEDIO. SE EU TIVESSE LÁ ISSO NÃO IA PRESTAR, QUER REIVINDICAR SEUS DIREITOS VÃO PARA AS PORTAS DOS ORGÃOS COMPETENTES. NÃO PARA AS RODOVIAS QUE UM LUGAR DE IR E VIM DAS PESSOAS. GRACAS AS DEUS NÃO ACONTECEU O PIOR COM MINHA MÃE. BANDO DE VAGABUNDOS E AINDA FICARAM COM MAIOR IGNORANCIA LÁ. REVOLTANTE ISSO.

  2. Concordo com o nobre amigo João, ninguém pode ser privado do direito de ir e vir, se quiser reivindicar alguma coisa, que vá para as portas dos órgãos competentes como o João frisou.

    Cambada de sem futuros, ficam atrapalhando a vida das pessoas.

  3. Identifiquei em uma das fotos dessa manifestação de falsos indios, um marginal se passando por indio. Ele é nascido e criado no bairro barreirinha em viana e, é conhecido no mundo do crime como Shaolin!
    Atenção Justiça do Maranhão, mete a peia nesse meliante, por falsidade ideológica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *