A Academia Vianense de Letras (AVL) comemorou 21 anos de sua fundação com uma programação, que contou com posse de novos membros correspondentes, criação de novos organismos, lançamentos de livros, oficinas e homenagens ao poeta Gonçalves Dias.

A programação começou nos dias 24 e 25, com uma oficina para alunos da Rede Pública de Viana, sobre criação literária, liderada pela escritora e acadêmica da AVL, Iva França. No dia seguinte, os escritores Lourival Serejo, Iva França, Carlos Sanches, Pedro Neto, Maura Frazão e Joizacawpy Muniz lançaram suas novas publicações. Os lançamentos foram encerrados com um sarau poético e musical, na sede da academia.
No dia 27, a programação seguiu com a instalação e posse da Academia Vianense de Letras Juvenil, uma oficina de trovas e poesia, liderada pelos escritores Jonilson Bogéa e Wanda Cunha. No mesmo dia, houve a sessão solene em homenagem aos 21 anos de fundação da Academia Vianense de Letras e uma palestra do presidente da Academia Maranhense de Letras e membros da AVL, desembargador Lourival Serejo, sobre o bicentenário de Gonçalves Dias.
Uma leitura poética, com estudantes e com o escritor e cantor lírico Simão Pedro, encerrou a noite. A programação completa foi encerrada com um jantar e a posse dos novos correspondentes da Academia Vianense de Letras: José Raimundo Trindade, Manoel Câmara Alves, Maria Zilda Costa Cantanhede e Simão Pedro Amaral, todos da cidade de Matinha e membros da Academia Matinhense de Letras.
A presidente da AVL, Fátima Travassos, destacou as grandes contribuições que a Academia tem feito ao povo vianense, principalmente na preservação da memória e na descoberta de talentos na região. “Agradeço a todos que participaram e contribuíram com essa programação, onde comemoração 21 anos de fundação da nossa academia”, completou.