Prefeitura de São Bento fica em primeiro lugar em ranking do Previne Brasil 2023 da Baixada Maranhense

Com indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde, o município de São Bento voltou a se destacar no cenário da Baixada Maranhense. Desta vez, a cidade administrada pelo prefeito Dino Penha ficou em primeiro lugar do ranking de desempenho do programa Previne Brasil, que mede os avanços na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde.

Dino comemorou os resultados

A avaliação é feita três vezes por ano e em cada quadrimestre o Ministério da Saúde atualiza e divulga o ranking, que leva em conta o repasse de incentivos financeiros aos municípios. Na última avaliação de 2020, ainda sob o comando do ex-prefeito Luizinho Barros, a cidade de São Bento ficou na posição de 215ª, ganhando apenas de municípios de Milagres do Maranhão e Peri Mirim, como mostram os dados.

Em 2022, já sob a gestão de Dino Penha, a cidade ficou entre os primeiros da Baixada Maranhense e na posição 36º do estado (reveja AQUI). Agora, em 2023, o município ficou na 19ª posição do Maranhão e o primeiro da região. De acordo com o gestor, a boa avaliação é resultado do planejamento e execução das ações junto aos serviços de saúde e que mostram avanços na área.

“Saímos dos últimos lugares de 2020 para o 19º agora em 2023. E isso mostra que quando a Saúde é tratada como prioridade e respeito, como temos feitos aqui em São Bento, por uma gestão comprometida, junto com uma equipe de excelentes profissionais, os resultados sempre aparecem, como estão aparecendo agora no Previne Brasil. Gostaria de parabenizar todos os servidores e toda a nossa equipe. Vamos trabalhar para avançar ainda mais”, declarou.

O que é o Previne Brasil

O programa é o novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal.

Os indicadores do Previne Brasil em 2022, são: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde; Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza, tipo B e Poliomielite inativada; Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no

Uma resposta para “Prefeitura de São Bento fica em primeiro lugar em ranking do Previne Brasil 2023 da Baixada Maranhense”

  1. Imagine se o prefeito de sjb não fosse nascido e criado na cidade, não era ele o Salvador de sjb
    Aonde está as políticas públicas assim prometida por ele para sjb, será que está nas clínicas de saúde abertas por alguns conhecidos?
    Será que está nos terrenos e cabeças de gados?
    Será se está nos AP de luxos e carrões em algumas cidades?
    O povo jamais vai esquecer desta gestão. Gente de nossa gente kkkkk ou sangue do nosso sangue kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *