Moradores, intelectuais e profissionais de diversas áreas da cidade de Viana, na Baixada Maranhense, criaram o Instituto Histórico e Geográfico (IHGV) da cidade. O órgão foi criado oficialmente no último sábado (29), na sede da Academia Vianense de Letras e contou com a participação de autoridades e moradores.

Para a presidência, foi escolhido o ambientalista, escritor e empresário Cesar Brito, seguido de outros membros da diretoria, como Joaquim Gomes, Luisa Helena, Henrique Travassos, Geraldo Costa e Raimundo Campelo. Ao todo, foram empossados, no último fim de semana, 22 sócios-fundadores e correspondentes.
A solenidade contou com a participação da presidente da Academia Vianense de Letras, Fátima Travassos; do prefeito Carrinho e da primeira-dama Cleisane Cidreira; do desembargador Lourival Serejo; da presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Dilercy Adler, convidados, secretários e representantes de organismos voltados à história e geografia do Maranhão.
De acordo com o presidente do IHGV, o objetivo do instituto é contemplar um grande projeto, com a intenção de preservar a memória histórica do município de Viana, favorecendo assim o conhecimento e difusão dos valores vianenses para as próximas gerações. “Agradeço a confiança dos demais vianenses para presidir este instituto. Foi um momento histórico para o nosso municípios e vamos trabalhar para cumprir todos os objetivos desta nova agremiação”, concluiu Cesar Brito.