Na semana passada, uma Aula Inaugural marcou o início do cursos de Mestrado em Educação, na cidade de Pedro do Rosário, destinado aos professores da Rede Pública Municipal. A capacitação é fruto de uma parceria do prefeito Toca Serra com o Instituto Lusófono de Educação Superior (Iluses).
O curso de mestrado em educação será ministrado em parceria com uma universidade de Portugal. A secretária de educação do município, Suely Lobato, destacou que apresentou o projeto ao prefeito Toca Serra, que imediatamente aprovou a ideia. As aulas acontecem apenas aos fins de semana, sendo um encontro mensal.
“Essa é uma forma de potencializar nossa educação, garantindo que nossos profissionais tenham a possibilidade de cursar o Mestrado e potencializar seu processo formativo em atividade. Essa é uma meta importante do Plano Municipal de Desenvolvimento Profissional Contínuo (PMDPC), proposto pela Secretaria Municipal de Educacão de Pedro do Rosário, onde os alunos custearão 80% do valor das mensalidades e a prefeitura custeará 20% , confirmando o auxílio financeiro garantido pela gestão, conforme Lei aprovada pela Câmara de Vereadores”, declarou.
A gestão do prefeito Toca Serra vem investindo pesado na educação do município desde o início da mesma, com a erradicação das escolas de taipas, reformas, ampliações e construções de novas escolas, implantação de escola em tempo integral, pagamento dos reajustes do MEC ao piso nacional do magistério, sempre em dia e dentro do mês, implantação de vários cursos de graduação em parceria com a UFMA e UEMA, e agora trás o curso de mestrado, com o objetivo de melhorar cada vez mais a educação do município de Pedro do Rosário, para ser uma referência para a região.
O instituto
O Iluses é um estabelecimento privado de fomento ao Ensino Superior e sem fins lucrativos, com duração indeterminada, podendo atuar em todo o território nacional. Rege-se pela legislação brasileira, por seu Estatuto Social e Resoluções emanadas de sua Diretoria.
O instituto tem como objetivo principal desenvolver projetos sociais na área de educação, colocando suas atividades à disposição da população e em caráter complementar às atividades do Estado. Desde a sua fundação em 2007, já formou mais de 600 mestres e mais de 50 doutores que se encontram inseridos em escolas, faculdades e universidades do Brasil.