Quatro pessoas foram presas por furto de combustíveis dos trens da empresa Vale e de trilhos da linha férrea Carajás, que passam em cidades da Baixada Maranhense. As prisões foram realizadas durante a Operação Locação 12, deflagrada nessa quinta-feira (16) nos municípios de Arari, Cajari e Monção.
De acordo com as investigações do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC), os criminosos causaram um prejuízo de cerca de R$ 1,6 milhão apenas em 2022, especialmente por conta dos atrasos provocados na operação, envolvendo os trens e o porto do Itaqui.
A investigação conseguiu identificar quatro pessoas, com idade entre 35 a 48 anos, suspeitas de participarem da associação criminosa, que foram presas por meio de mandados de prisões temporárias.
Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, trilhos, uma arma de fogo e munições, o que resultou na prisão em flagrante de um dos investigados por posse irregular de arma de fogo. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados para o sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.