Quatro atletas das cidades de Matinha, Viana e Pinheiro levaram a Baixada Maranhense para o primeiro lugar no pódio da primeira etapa do Circuito Maranhense Cidades do Jiu-Jitsu, que aconteceu no município de Vargem Grande, durante o fim de semana passado.
A primeira campeã foi a jovem de Matinha, Thabita Silva, de 16 anos, que conquistou duas medalhas em categorias diferentes, sendo uma de ouro e uma de prata. Este é o terceiro torneio que ela disputa e o terceiro que fica em primeiro lugar. Em 2022, ela venceu duas competições e também ficou com o ouro em duas categorias dos campeonatos em cidades do Maranhão.
Já os atletas naturais de Viana, Flávio Jansen Aires, de 45 anos, e seu filho, Flávio Jansen Aíres Júnior, de 17, também se destacaram na competição à nível estadual. Flávio Jansen levou a prata na categoria Master 4 e seu filho, Flávio Júnior, venceu em duas categorias, sendo ouro no Juvenil 17 anos e ouro no juvenil sem quimono.
Tanto a matinhense como os vianenses fazem parte de um projeto social conhecido como ‘Jiu-jitsu para todos’, sediado em Matinha e iniciado pelo desportista Paulo Teixeira, que morreu de Covid-19 em 2021. Os três informaram que estão em busca de patrocínios para manter as ações do projeto e levar mais atletas para as competições de Jiu-jitsu pelo Maranhão.
Já a adolescente Maria Rosa, de 12 anos e que nasceu em Pinheiro, também levou a Baixada Maranhense para o lugar mais alto pódio no circuito. Ela acumula três medalhas em mundiais e é campeã estadual e do Norte e Nordeste, com uma rotina baseada em alimentação saudável, suplementos e muito treino.
Vejam mais fotos