Letícia de Sibá comemora primeiro lugar de Bacurituba no Previne Brasil da regional de Viana

A prefeita Letícia de Sibá comemorou a liderança da cidade de Bacurituba no ranking do Previne Brasil, na regional de saúde de Viana. Além disso, o município ficou na posição de 15ª em todo o Maranhão, com nota de 96,63. Os dados fazem parte do último levantamento de 2022, feito pelo Ministério da Saúde.

Letícia de Sibá, prefeita de Bacurituba

Pelas redes sociais, a gestora destacou a liderança no ranking da regional de Viana. “Apesar dos grandes desafios que temos enfrentado na saúde fico muito feliz pelo resultado que a nossa equipe da Atenção Primária a Saúde nos deu. Isso é fruto de investimentos que vai desde a dedicação dos profissionais assim como todas as condições que são dadas para que o trabalho seja realizado”, declarou.

Letícia parabenizou ainda todos os profissionais que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde e que foram os responsável pela nota. “Essas ações refletem na melhoria do cuidado na Atenção Primária à Saúde e na Rede de Atenção a Saúde. Isso significa que a atenção básica do município de Bacurituba está funcionando. Quero parabenizar a todos os envolvidos no resultado alcançado e dizer muito obrigada”, completou.

O que é o Previne Brasil

O programa é o novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa.

A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal. São avaliados o Indicador Sintético Final (ISF) de cada município. O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *