Em uma reunião realizada nesta terça-feira (24), na Casa do Tambor do Maranhão, em São Luiz, criou o Fórum de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura da Baixada Maranhense, que abrange 12 cidades da região. O secretário de Cultura de Olinda Nova do Maranhão, Jhonata Soares, foi eleito presidente da entidade.

O órgão foi criado com a participação do presidente do Conselho Estadual de Cultura, professor Dionílio Almeida, que é secretário da cidade de Vitória do Mearim, e com a participação de gestores de Cultura dos municípios de Matinha, Cajapió, Cajari e São Vicente Ferrer. Outros municípios fazem parte do Fórum.
Segundo o secretário e presidente, o Fórum de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura da Baixada Maranhense tem como objetivo articular a integração das políticas culturais e a garantia de direitos da gestão e dos fazedores de Cultura na região da Baixada Maranhense, com a participação de várias cidades.
A primeira diretoria ficou assim: presidente foi escolhido o secretário de Olinda Nova do Maranhão, Jhonata Soares; o vice-presidente o secretário de Matinha, Gerlan Alves; o secretário ficou Raul Passos, titular da pasta de Cultura de Cajapió; o diretor-geral será Nivaldo Lima, secretário de Cajari e o coordenador de Cultura, será o titular da pasta de São Vicente, Neto Produções.