A noite desta quarta-feira será de decisão na Baixada Maranhense. Pinheiro e Sampaio fazem duelo no estádio Costa Rodrigues, às 19h, e definem classificação para semifinal do primeiro turno do Estadual 2023.
A Bolívia Querida é a líder do Grupo A da competição com seis pontos e com 100% de aproveitamento até aqui. O Sampaio tem boas chances de classificar até mesmo com derrota na primeira colocação, pois não pode ser mais alcançado por ninguém e só perde a classificação no saldo de gols, item que tem considerável distância em relação ao próprio Pinheiro e ao Chapadinha, que podem chegar ao seus mesmo seis pontos.
O Pinheiro precisa da vitória para não depender de outros resultados. A equipe da Baixada Maranhense está na segunda colocação da chave com três pontos. Não há chance de classificação com derrota e em caso empate precisará contar critérios de desempate para classificar.
O árbitro do jogo será Mayron Frederico dos Reis Novaes, que terá como assistentes Elson Araujo da Silva e Rafael Costa Pinheiro. O quarto árbitro será Thaison André Viegas.
O campeonato
Com oito times divididos em dois grupos de quatro, o campeonato é disputado em dois turnos no sistema de pontos corridos. No primeiro turno, as equipes se enfrentam dentro da chave e, no segundo turno, encaram rivais do outro grupo. Ambos têm Semifinal e Final em jogo único no sistema mata-mata e, em caso de empate, disputa de pênaltis decide o vencedor.
Os campeões de cada turno avançam à final. Caso o mesmo time ganhe os dois turnos será declarado campeão. Os dois piores times no somatório geral são rebaixados. A Final é disputada no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. Persistindo empate em pontos e saldo de gols, a taça é decidida na disputa de pênaltis.