Jovem goleiro da cidade de Matinha se destaca pelo Sport Clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Um jovem natural da cidade de Matinha, na Baixada Maranhense, tem se destacado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, também conhecida como Copinha 2023, realizada anualmente pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e inclui clubes de todo o Brasil. Trata-se do goleiro Paulo Victor, do Sport Clube do Recife, de Pernambuco.

Jovem goleiro de Matinha tem se destaca na copa disputada em São Paulo

A competição chegou nas oitavas de final nesta segunda-feira (16) com o Sport Recife vencendo o Cruzeiro. Na Arena Fonte Luminosa, os nordestinos saíram na frente do placar, não deram chances para os mineiros empatarem e venceram por 2 a 1, com uma grande atuação do maranhense, que deixou Sport invicto no torneio até aqui.

O Sport é o time pernambucano que mais disputou a competição. Com a de 2023, são 21 participações no principal torneio de base do Brasil. Pela terceira vez na história o Sport alcançou a fase de quartas de final (1997, 2016 e 2023). E esta é a primeira vez que Paulo Victor participa da competição, desde quando assinou com o time, em março de 2021 (veja AQUI).

Ele está na Ilha do Retiro, o estádio de treinamento do Sport Recife, desde os 12 anos e tenta a carreira no futebol inspirado no pai – Paulo Sérgio, também natural da cidade de Matinha. “Virei goleiro por conta dele mesmo. Meu pai conseguiu ser goleiro profissional, mas não conseguiu chegar em um clube maior”, comentou o goleiro, em entrevista ao Globo Esporte.

Paulo Victor ao lado do pai

Em Matinha, Paulo Victor cresceu assistindo o pai nos gramados. Começou a seguir os primeiros passos ainda criança e aos nove anos, passou a treinar na Escolinha FAMAT – também conhecida como Formação de Atletas Matinhense – conduzida pelo próprio pai. “Ele sempre me treinou como goleiro. Conversava muito, me dava muita orientação. Mas ligo para ele sempre. Agora me fala para ficar esperto, dá o maior apoio”, conta.

Após pouco tempo de formação – aos 12 anos -, deixou a cidade natal para disputar um campeonato em São Luís. Com o desempenho no campo, chamou a atenção de um empresário e viajou ao Recife para passar por teste no Sport. Terminou ficando. “Fiquei em uma pousada com meu pai e vinha para os treinos com ele. Não era perto da Ilha do Retiro, ficava em Jaboatão dos Guararapes. Mas eu continuava aqui”, declarou Paulo Victor.

Ele vive no alojamento do clube desde os 14 anos e construiu-se no Sport. Começou a treinar cobranças ainda no sub-15 – com o técnico Rafael Santiago – e manteve os trabalhos com Sued Lima, no sub-17. Ali, com direito ao golaço inusitado, o pai assistiu o filho no estádio pela primeira vez.

“Meu pai assistindo eu sinto mais segurança. Mas ele falou que não acreditou no lance. Foi uma emoção passando na minha cabeça. Lembrei da minha família, de como eles me apoiavam. Meu pai é uma inspiração para mim. O sonho dele era me ver assinando o primeiro profissional no Sport”, completou o jovem jogador em entrevista recente ao GE.

Time profissional do Sport que está participando da Copinha em São Paulo

2 respostas para “Jovem goleiro da cidade de Matinha se destaca pelo Sport Clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior”

  1. “A VIDA É COMO UM PLANETA, CAPAZ DE COMPLETAR SUAS ROTAÇÕES “Antoniel Clever).
    Que Deus abençoe a jornada do atleta, realizando seus projetos em nome de Jesus Cristo! Fé e dedicação transforma utopia em realidade! Felicidades aos familiares do atleta. Fico feliz por vê o maranhense/baixadeiro em destaque !

  2. “A VIDA É COMO UM PLANETA, CAPAZ DE COMPLETAR SUAS ROTAÇÕES “Antoniel Clever).
    Que Deus abençoe a jornada do atleta, realizando seus projetos em nome de Jesus Cristo! Fé e dedicação transforma utopia em realidade! Felicidades aos familiares do atleta. Fico feliz por vê o maranhense/baixadeiro em destaque !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *