Estudante da Baixada tem artigo premiado pela Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos

Perspectivas sociais para um projeto político popular em prol da vida: desafios e possibilidades no Brasil contemporâneo a partir do conceito de necropolítica”. Esse foi o tema do artigo de Matheus Costa Rodrigues, estudante do 7º período do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – Filosofia, do Centro de Ciências de Pinheiro, que garantiu o certificado de conquista do 9º Prêmio de Produção Textual Rafael Estevão de Carvalho, cuja cerimônia foi realizada no cineteatro ‘Aldo Leite’, no Palacete Gentil Braga, em dezembro.

Jovem estuda no Campus de Pinheiro

O prêmio, uma iniciativa da Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos – SMDH, visa estimular os alunos do Ensino Médio e os estudantes das instituições de ensino superior sediadas no Maranhão para a reflexão, pesquisa e o estudo do tema “Construção de um Projeto Político Popular por Democracia, Direitos Humanos e Bem Viver”. Dividido em duas categorias, modalidade redação e modalidade artigo, o estudante Matheus foi agraciado na modalidade artigo.

Para ele, ao saber da divulgação do edital, decidiu arriscar a produção de um texto em meio às demandas acadêmicas do Curso, de forma a exercitar os saberes até então acumulados durante a formação. “Foi difícil, haja vista que o edital exigia a confecção de um artigo inédito para os estudantes vinculados em alguma Instituição de Ensino Superior do Maranhão”, lembrou o estudante.

Para a construção do artigo, Matheus conta que utilizou uma base teórica já estudada em algumas disciplinas do curso. “Acrescentei outras leituras que já vinha pesquisando há algum tempo, e o meu esforço resultou na contemplação entre os três melhores artigos. De toda forma, essa premiação é o resultado das trocas de experiências e saberes com os discentes e docentes do curso. As relações no cotidiano da vida acadêmica acaba por estimular novas vivências e visões de mundo ainda mais profundas. Cada contato é, por sua vez, uma possibilidade de se criar algo novo”, afirmou.

Saiba +

O Prêmio de Produção Textual Rafael Estevão de Carvalho é uma homenagem ao jornalista maranhense que, apesar das perseguições políticas, colocou sua pena a serviço do movimento conhecido como Balaiada (1838-1841), por meio do jornal “Bem-te-vi”, como também era conhecido. Fonte: Ascom/UFMA

Uma resposta para “Estudante da Baixada tem artigo premiado pela Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *