Após Flávio Dino ser anunciado por Lula em ministério, vice-prefeita da Baixada Maranhense vai assumir Senado Federal

Ana Paula Dias Lobato Nova Alves, de 38 anos, será a senadora do Maranhão a partir de fevereiro de 2023. Ela é a atual vice-prefeita de Pinheiro, da Baixada Maranhense, e vai assumir o cargo após o senador eleito Flávio Dino ser anunciado, durante a manhã desta sexta-feira (9) como o ministro da Justiça, pelo presidente eleito do Brasil, Lula.

Ana Paula e Flávio Dino

Ana Paula é a vice de Luciano Genésio e esposa do deputado estadual Othelino Neto, atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, e, como disputou as eleições de outubro passado como a primeira-suplente de Flávio Dino, ela assumirá o cargo.

Para a primeira suplente assumir a cadeira de Dino, precisará renunciar ao atual mandato de vice-prefeita antes de tomar posse no Senado Federal. Para tanto, Ana Paula deve enviar uma carta de renúncia aos vereadores de Pinheiro, que devem aprovar a renúncia ao cargo, deixando Luciano Genésio governando sem vice.

Pelo trâmite oficial, Flávio Dino será empossado ministro nos primeiros dias de 2023, mas será exonerado para assumir a vaga no Senado, em 1º de fevereiro. Depois disso, ele se licencia da Casa Alta e volta para o ministério, enquanto Lobato assume a cadeira no Legislativo.

A chegada de Ana Paula no Senado será um fato inédito na política estadual, pois, será a primeira vez que o Maranhão terá duas mulheres como Senadora, já que atualmente Eliziane Gama estar em seu primeiro mandato como parlamentar.

Quem é Ana Paula?

Nascida em maio de 1984, ela será a mais jovem entre os 81 senadores brasileiros, aos 38 anos. Atualmente, quem ocupa o posto é Irajá Abreu (PSD-TO), que tem 39 anos. Enfermeira e empresária, Ana Paula é casada com o deputado estadual Othelino Neto,  tem dois filhos e é presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (GEDEMA).

Em 2020, ainda no PDT, a futura senadora foi eleita vice-prefeita de sua cidade natal, na chapa de Luciano Genésio (PP). Ela havia concorrido ao mesmo cargo em 2016 (também pelo PDT) e, dois anos antes, a deputada estadual pelo PPS, sem sucesso. Em 2021, ela chegou a assumir o mandato de prefeita, após Luciano Genésio ser afastado pelo TRF-1.

Agora, assumirá pela primeira vez um cargo em Brasília. Em suas redes sociais, Ana Paula celebrou o anúncio de Lula: “Tenho orgulho de fazer parte do seu grupo político e de sua vitória maiúscula nas urnas, após uma linda campanha por nosso estado. Lhe desejo êxito nesta nova missão como um grande líder, a quem tive a honra de ser companheira de chapa ao Senado”.

Uma resposta para “Após Flávio Dino ser anunciado por Lula em ministério, vice-prefeita da Baixada Maranhense vai assumir Senado Federal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *