Um jovem natural da cidade de Matinha, estudante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), de Viana, é o único representante da Baixada Maranhense na 11ª Edição Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que acontecerá na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, entre os dias 28 de novembro a 03 de dezembro.
Trata-se de Filipe Gabriel Castro Morais. O atleta matinhense disputará os jogos na modalidade Handebol. O mesmo foi selecionado para etapa nacional, após disputar as etapas regional e estadual, realizadas nas cidades de Santa Inês e São Luís, respectivamente. Como o IFMA de Viana não dispôs de uma equipe de Handebol, o atleta disputou as etapas regional e estadual pela equipe do IFMA-Barreirinhas.
A equipe de Barreirinha, terminou com a 2ª colocação na estadual, mas como o bom desempenho da equipe, cinco atletas foram convocados para representar a o Maranhão na Nacional, entre eles, o Filipe Gabriel. A delegação maranhense, presente no JIF nacional, estar composta por 96 atletas, distribuídos em modalidades como: handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, xadrez, atletismo e outras.
Cerca de 1.600 mil estudantes atletas de todo Brasil, devem participar da edição, que marca a retomada das competições presenciais, disputando 11 modalidades esportivas em etapas que terão, cada uma, torneios de esportes coletivos e individuais. São elas: handebol, futebol de campo, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, atletismo, natação, futsal, basquete e vôlei, esses três últimos nas modalidades masculino e feminino.
O atleta Filipe, joga na posição de ponta direita e é canhoto, o que no handebol é muito valorizado, por ser algo raro. O mesmo iniciou na modalidade em 2019, na cidade de Matinha, com o incentivo da sua mãe (ex-atleta da modalidade), tendo como objetivo participar dos jogos escolares maranhense-JEMS, e tendo como primeiro técnico o professor e atleta de handebol Fabio Penha.
Atualmente Filipe Gabriel é atleta do clube/escolinha Eldo Rone Amaral/ HAND_MATINHA, escolinha essa, que tem como treinador o atleta e técnico Rômulo Moizinho. O Clube/escolinha atende 115 atletas distribuídos na faixa etária dos 7 os 19 anos, com várias categorias, tanto do sexo masculino, quanto feminino. As crianças, adolescentes e Jovens, contam com o apoio e empenho incansável de Polyana Brito, professora, ex-atleta e presidente do Cuble/escolinha Eldo Rone Amaral/HAND_MATINHA. Ascom
Esse é dos nossos. Matinha sempre avançando.
Valeu. Que Deus abençoe sempre com paz e alegria.
Com certeza vencerá todos os obstáculos.
Parabéns mais um Matinhese em destaque 👏🏾👏🏾🙌