Nesta terça-feira (1), a Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras (AMCAL) realizou uma cerimônia para empossar dois novos membros, lançar dois livros, entregar honrarias e receber um novo prédio, onde fará seus próximos eventos. O evento foi coordenado pela atual presidente da instituição, a professora Zilda Cantanhede.
Durante a programação, dois novos acadêmicos foram empossados: José Raimundo Trindade, que ocupará a cadeira de número 16, patroneado por Juarez Silva Costa; e Maria de Jesus Gonçalves Silva, que ocupará a cadeira 25, patroneada por Melchzidech Penha Braga. “Suas duas trajetórias acadêmicas e perfis culturais engrandecerão ainda mais este sodalício. Para ambos nossas reverências e boas vindas”, declarou Zilda Cantanhede, em mensagens espalhadas nas redes sociais.
Em seguida, a prefeita da cidade, Linielda de Eldo, que esteve presenta na solenidade, fez a doação do novo prédio da Academia, doado pela Prefeitura Municipal. Em nota, os acadêmicos agradeceram e disseram que esta é uma significativa conquista. “Podemos dizer que agora sim, temos uma casa ‘literalmente física’ para chamar de nossa Casa Astolfo Serra. Eterna gratidão”, comentou a presidente da Amcal.
Na oportunidade, a prefeita recebeu a comenda ‘Joaquim Duarte Baptista’, a mais alta honraria da Sociedade de Cultura Latina do Brasil- SCLB, entregue pela presidente Dilercy Adler, e pelo presidente da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, César Brito. Destaque especial para o lançamento das obras: Minha Terra, Minha Origem e Coração Penitente, do acadêmico e membro fundador da AMCAL, César Brito.
Perfil dos novos acadêmicos
Maria de Jesus Gonçalves Silva – Professora, supervisora, poetisa, escritora e acadêmica de Direito. Nasceu em Matinha, Maranhão, no dia 11 de maio de 1967. Filha de Barnabé Zacarias Silva e Firmina Gonçalves Silva. Cursou o Ensino Fundamental menor na Escola Grupo Escolar Professor Joaquim Inácio Serra. O fundamental maior no Ginásio Bandeirante, passando depois a se chamar Centro Educacional do Maranhão, hoje conhecido como o então Centro de Ensino Padre Astolfo Serra. Cursou o Ensino Médio na Escola de 1º e 2º Graus Professora Etelvina Gomes Pinheiro. Cursou Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA e Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Em agosto de 2022, ingressa no Curso de Direito, pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Em 07 de julho de 2022, foi eleita para ocupar a cadeira Nº 25 desta Academia “Casa de Astolfo Serra”. A primeira obra de sua autoria a ser publicada em 29 de fevereiro de 2020 com o título: PADRE GUIDO PALMAS: Uma Vida de Amor e Fé.
José Raimundo Trindade – Nasceu em Matinha. Filho natural de Lázaro Silva Batista e Rosa Trindade, já falecidos. Cursou o ensino fundamental e médio em Matinha. Em 1985 ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina. Em 1988 transferiu-se para o Seminário Santo Antônio em São Luís, onde conclui os estudo teológicos e foi ordenado sacerdote, em 1991 , pela Arquidiocese de São Luís. Formação acadêmica: graduado em Filosofia, Teologia e Administração; Pós graduado em Comunicação Pastoral; Mestre em Ciências da Comunicação Social e Mestre em Filosofia. Formação profissional: Radialista e professor de Filosofia e Ensino Religioso nas Redes municipal e estadual de Ensino, em São Luís. Como padre já trabalhou no Maiobao em Paço do Lumiar; em Rosário; em São José de Ribamar; em Morros; atualmente é pároco na paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma em São Luís.