Oito estudantes, naturais das cidades de Viana e Matinha, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Viana, participarão da etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), no Rio de Janeiro, em dezembro deste ano. Eles foram classificados em maio e estão realizando eventos para custear a viagem.
O Campus de Viana teve oito alunos, classificados em três equipes, aprovados na etapa nacional, sendo uma equipe composta por estudantes de Matinha e duas equipes compostas por estudantes de Viana. A classificação para a mostra nacional os habilita a concorrerem com estudantes de todo o Brasil que participarão do evento.
Os professores acreditam que, e em se mantendo as distâncias alcançadas nos lançamentos e testes locais, eles terão uma ótima classificação no evento nacional. No entanto, a despesas da viagem são altos e o IFMA não teve condições orçamentárias para custear todas as despesas dos estudantes para participarem desse grandioso evento científico.
Diante dessa dificuldade, os estudantes estão organizando diferente ações para cobrir os custos do embarque e hospedagem no Rio de Janeiro. Entre as ações que os alunos estão fazendo é a realização de sorteios e um deles acontecerá no dia 30 de novembro, de um valor simbólico de R$ 100 e o cupom custa apenas R$ 5 reais.
O contato e o pix para ajudar é: (11) 96544-4890 e o PIX: cpf 550.663.028-08
A mostra
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas.
Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis, conforme definido no regulamento. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos.
Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, temos também distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.