Fórum da Juventude de São João Batista recebe delegação de países da América Latina durante encontro de filantropia da Baixada Maranhense

O Instituto de Formação de Jovens de São João Batista, conhecido como Ong Fórum da Juventude, recebeu nesta quinta-feira (29) uma delegação de sete países da América Latina, que está participando do I Encontro de Filantropia e Desenvolvimento Comunitário da Baixada Maranhense, realizado pelo Instituto Formação e pela Fundação Baixada.

Encontro aconteceu na sede do Fórum da Juventude

O objetivo do evento é fortalecer a cultura da filantropia na capital e Baixada Maranhense, reunindo organizações e pessoas, sejam elas físicas ou representantes de empresas, instituições que podem apoiar projetos de jovens/famílias de empreendedores no Território da Baixada -  Campos e Lagos Maranhenses e o desenvolvimento do estado. Além de São João Batista, outras cidades da região, como Olinda Nova, Buritirana e Alcântara também foram visitados.

Durante o evento no Fórum da Juventude, os intercambistas participaram de um bate-papo com jovens da coordenação executiva da organização, de uma sessão de cinema no PJCine Clube, única sala de cinema da Baixada Maranhense, além de apresentações culturais e troca de experiências vividas em movimentos sociais, com apoio da Prefeitura Municipal de São João Batista.

Além do coordenador geral da organização joanina, Raimundo Nonato Dunga, estavam presentes os secretários de Juventude, Josef Figueiredo; e o de Infraestrutura, Leandro Feitosa; professores, membros de organizações da sociedade civil e convidados. “Esta é mais uma delegação de vários países da América Latina que vieram conhecer nosso trabalho, nossa experiência de movimentos sociais e que reforçam o desejo de continuarmos as nossas ações e que também abrem espaço para pedirmos mais investimentos no que fazemos”, comentou Dunga.

O encontro

Os três dias de programação iniciou-se com o jantar solidário, em São Luís, reunindo pessoas, empresas e organizações que desejam contribuir com o desenvolvimento do Maranhão, envolvendo ações de organizações da sociedade civil. Depois, a programação contou com visitas, palestras, reuniões e encontros nas cidades da Baixada Maranhense.

Estavam presentes fundações de sete países das Américas que realizam investimentos parecidos, entre elas a Rede de Turismo Comunitário del Austro Pakariñan (Equador); a Rede de Filantropia para a Justiça Social, o Instituto Desenvolvendo o Investimento Social – IDIS (Brasil) e a Fundação Interamericana – IAF (EUA), financiador do Instituto Comunitário Baixada Maranhense.  

Os convidados conheceram alguns dos projetos de jovens na Baixada Maranhense apoiados pelo Instituto Baixada e o roteiro de turismo comunitário, que iniciou nas comunidades agrárias tradicionais quilombolas, Santana dos Pretos – Ilha do Cajual e Itamatatiua, ambas em Alcântara. O circuito seguiu ainda pelo Parque Agroecológico da Buritirana, em Peri-Mirim, o cinema de São João Batista e a sede do Instituto Baixada, em Olinda Nova do Maranhão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *