Comunidade de Romana II é contemplada com estação com computadores, internet e outros equipamentos, em São João Batista

A União Beneficente dos Quilombolas de Romana II, localizada na zona rural da cidade de São João Batista, recebeu nesta quinta-feira (29) os equipamentos da Estação Tech, como computadores, impressores e televisores. O espaço faz parte de um projeto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com comunidade, prefeitura e empresas, e é fruto de uma emenda do deputado federal Bira do Pindaré, após pedidos da comunidade.

Estação foi inaugurada no povoado Romana II

A estação foi inaugurada com a participação do secretário adjunto da SECTI, Igor Nascimento; da vice-prefeita da cidade, Mayara Pinheiro; de secretários municipais como Apolo Junior (Agricultura) e David Cutrim (Meio Ambiente); do zootecnista e representante da Agerp, Nélio Freitas; do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge de Baduca; do assessor da Secap, Luiz Everton; do presidente da associação, Raimundo Boca; do assessor do deputado Bira do Pindaré, Paulo Santos; do engenheiro Josias Lima, além de moradores e lideranças políticas.

De acordo com as informações, a iniciativa é a primeira a ser implantada na zona rural do Maranhão e vai auxiliar os alunos e moradores do povoado na produção de conhecimento como atividades escolares, realização de projetos, cursos técnicos e de graduações e disponibilização de internet. “É uma ação que reforça o compromisso do deputado Bira do Pindaré com a cidade de São João Batista, especialmente com a nossa comunidade”, destacou o vereador Jorge de Baduca.

A estação é uma iniciativa de alto impacto social, pois descentraliza e democratiza ações de inovação nas comunidades. Em todas as unidades é disponibilizada internet de alta velocidade da Maxx, que além de viabilizar o funcionamento dessas unidades, reforça na prática seu propósito empresarial e social, de fomentar a inclusão digital no Estado.

“Esta parceria entre o deputado, a comunidade, a prefeitura, empresas e a Secti é muito importante no que diz respeito à democratização do acesso ao conhecimento tecnológico e, também, por permitir a inclusão digital dos moradores de comunidades de maior vulnerabilidade econômica desta comunidade. Aproveito também para informar que estamos entregando um kit de robótica, que vai ajudar os alunos da estação de São João Batista, reforçando o compromisso do governador Carlos Brandão”, comentou Igor Nascimento, secretário adjunto da Secti.

A estação

A proposta do projeto é que as Estações Tech funcionem em associações comunitárias, seguindo o modelo dos laboratórios makers, que são espaços que dão suporte às atividades práticas que envolvem inovação e tecnologia. Cada Estação Tech inaugurada conta com 10 computadores desktops, impressora 3D, serra tico tico de bancada, kit micro retífica, fonte de bancada DC 15V ou mais e multímetro digital, além de todo o mobiliário. O espaço também dispõe de internet, fruto da parceria com a empresa JB Telecom.

Uma resposta para “Comunidade de Romana II é contemplada com estação com computadores, internet e outros equipamentos, em São João Batista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *