Prefeitura de Vitória do Mearim divulga nota sobre caso suspeito de Varíola dos Macacos

A prefeitura de Vitória do Mearim divulgou, nesta sexta-feira (23), uma nota de esclarecimento sobre o caso suspeito da Varíola dos Macacos na cidade. A informação foi divulgada pela manhã pelo blog e logo após isso foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que informou sobre o estado de saúde do paciente.

Paciente foi atendido no Hospital Municipal

Na nota, a prefeitura diz que houve um registro do primeiro caso suspeito de Monkeypox na cidade e que o paciente foi atendido no Hospital Municipal ‘Kalil Moisés da Silva’, realizou exames e que seguem aguardando os resultados. O exame foi realizado pelo Lacen, em São Luis, e o paciente teve sintomas leves, cumpre isolamento domiciliar e que todas as medidas de controle foram tomadas.

Segundo colheu o blog, o resultado deve sair dentro de 10 dias. Nesta sexta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou um novo boletim em que informa que, no Maranhão, aumentaram o número de casos suspeitos, de 31 para 40 casos. Ao todo, desde o início do surto, 13 pessoas tiveram casos confirmados no Maranhão.

“Os casos foram registrados nas cidades de Bom Jardim, Buritucupu, Miranda do Norte, Monção, Paço do Lumiar, Timbiras, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Pedreiras, Serrano, Santa Luzia, São José de Ribamar, Açailândia, Imperatriz e São Luis”, diz o comunicado.

A doença

A Varíola dos Macacos é uma doença causada pelo vírus “Monkeypox” e pode infectar tanto seres humanos quanto animais, por isso é considerada uma zoonose. Ela pertence à mesma família do vírus que causava a varíola – uma doença extinta na década de 80. Dentre os sintomas estão lesões na pele, febre, calafrios, inchaço em glândulas, especialmente no pescoço, fraqueza e mal estar também podem aparecer.

Boletim atualizado nesta sexta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *