Nesta sexta-feira (23), a prefeita Conceição Cutrim realizou a entrega de recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), beneficiando famílias de comunidades quilombolas no município. Ao todo, 106 famílias de Olinda Nova do Maranhão receberam o benefício e agora terão acesso à políticas públicas que melhorarão as condições de vida e de produção para os trabalhadores rurais.

A entrega foi comandada pela gestora, pela Coordenação de Igualdade Racial e pelo secretário de Agricultura, Natinho Penha, que destacou que ‘o CAR é um compromisso da prefeitura, sob a gestão de Conceição, com as comunidades para que tenham conhecimento do que podem fazer nas suas áreas, e assim ter acesso a serviços públicos e outros direitos’.
Com esta ação, os agricultores familiares de comunidades tradicionais e quilombolas possuem o registro eletrônico de seu imóvel rural. “Uma ação voltada para atender os agricultores familiares do município que por muitas das vezes tem que realizar o pagamento para poder ter acesso a tal documento”, declarou a prefeita ao fazer a entrega dos documentos.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório das informações ambientais de um imóvel rural. É gratuito para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, possibilitando o acesso a políticas públicas voltadas para a população rural. Em dezembro de 2019, o Governo do Maranhão deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, que conta com investimentos do BNDES apoiado pelo Fundo Amazônia.