Professora da Rede Pública de Viana está entre as 371 docentes do país selecionadas pelo MEC para fazer curso no Estados Unidos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os nomes dos educadores que participarão do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores (a) de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). O resultado, publicado no Diário Oficial da União no fim do mês passado, traz a lista com 371 professores, entre eles uma professora da Rede Pública da cidade de Viana, na Baixada Maranhense.

Professora Zilda foi uma das selecionadas pelo MEC

Trata-se de Zilda Cristina Costa Santos, de 50 anos, e professora da Unidade Escolar ‘Nossa Senhora da Conceição’, da Rede Pública Municipal; e do Centro de Ensino ‘Nossa Senhora da Conceição’, da Rede Pública Estadual. Zilda é graduada em Letras pela Universidade do Estado do Maranhão (UEMA), é natural de Viana é uma das 371 professoras do Brasil selecionada.

Em conversa com o blog, ela agradeceu a Deus e a todos que acreditam nela e na educação pública. “É um sentimento de agradecimento e de muita alegria. Espero representar bem a nossa cidade, Viana, e a Baixada Maranhense, e mostrar que toda a educação pública do país deve ser valorizada”, comentou a professora, que mora na sede da cidade e tem um filho, o delegado de Polícia Civil Washington Luiz.

O curso será realizado no Temple University, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A relação faz parte do Edital n° 30/2019, retomado pela CAPES em abril deste ano, após ficar suspenso devido a pandemia de COVID-19. O programa é financiado pelo Ministério da Educação – MEC, administrado pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), e conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação – CONSED.

O PDPI oferece a até 486 professores brasileiros da rede pública de ensino básico de todo o país a oportunidade de participar de curso de aperfeiçoamento em universidades dos Estados Unidos da América por um período de seis semanas, entre 16 de janeiro de 2023 e 6 de março de 2023. A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais.

O Programa proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. Além da vianense, outros 19 professores do Maranhão estão na lista e o programa custeará o curso, passagens aéreas, alimentação e hospedagem, além de uma ajuda de custo e seguro saúde. Mais informações podem ser acessadas AQUI.

Lista completa dos selecionados – Baixar

9 respostas para “Professora da Rede Pública de Viana está entre as 371 docentes do país selecionadas pelo MEC para fazer curso no Estados Unidos”

  1. Nossos parabéns à professora Zilda Cristina.
    Mais uma prova de que é preciso acreditar na educação básica e pública do nosso Brasil.
    Nós de Viana estamos contentes com a tua conquista e agradecemos ao Altíssimo.

  2. O mérito é seu parabéns por nós representar. Sempre foi estudiosa, inteligente e dedicada . Estudamos juntas no colegial… Sempre acreditei que você iria longe. ÁGUIA.

  3. Parabéns professora. Que Deus te abençoe e ilumine nessa nova jornada. Essa oportunidade, mostra que o estudo na escola pública, tem força e sabedoria.

  4. Esta é uma notícia de grande valia para a Educação de Viana e também do Estado, notoriamente um destaque ímpar na vida de um professor.
    Sem dúvidas Zilda é merecedora.
    Ela nos engrandece e nos honra com tão grande feito, parabéns, parabéns, parabéns…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *