Vitória do Mearim é uma das 10 cidades do Brasil selecionadas para projeto de políticas públicas sobre alimentação saudável

Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, é uma das dez cidades do Brasil selecionadas para a segunda edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa), um projeto que busca incentivar governos municipais e organizações locais a desenvolver sistemas alimentares saudáveis, que atuem na redução da desigualdade e promovam a justiça social. O município também foi o único do Maranhão na lista.

Vista área de Vitória do Mearim / Foto: MA Studio

O projeto foi criado em 2020 pelo Instituto Comida do Amanhã em parceria com a Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI, na sigla em inglês).  Com a inclusão na segunda edição do Luppa, Vitória do Mearim e as demais selecionadas – Abaetetuba (PA), Alto Paraíso de Goiás (GO), Barcarena (PA), Eusébio (CE), Jundiaí (SP), Nova Lima (MG), Palmas (TO), Pindamonhangaba (SP) e Maricá (RJ) – se juntam a outros 26 municípios brasileiros que já integram o projeto.

A seleção de Vitória do Mearim foi confirmada num evento realizado online na quinta-feira (8), pelo Instituto Comida do Amanhã. Durante a transmissão, representantes de três cidades que participaram da primeira edição do Luppa – Belo Horizonte (MG), Anchieta (SC) e Sobral (CE) – falaram sobre os avanços na agenda da segurança alimentar e da sustentabilidade.

Na abertura da transmissão, o coordenador de projetos da agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Sergio Dorfler, mencionou o retorno da fome ao cenário brasileiro e internacional como uma amostra do desafio a ser enfrentado pelas cidades. “Prefeituras e organizações locais são os agentes mais importantes na promoção do acesso a uma dieta saudável, do incremento da produção local, da gestão responsável dos resíduos e da criação de uma economia circular sustentável, que gere empregos. O retorno da fome não é falta de alimento, é retrato da desigualdade econômica”, destacou Dorfler.

O LUPPA é um projeto idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã, e realizado em conjunto com o ICLEI América do Sul, com apoio pleno do Instituto Clima e Sociedade e do Instituto Ibirapitanga e apoio institucional da Humane Society International,  Mercy for Animals – Programa Alimentação Consciente Brasil e ACT Promoção da Saúde.

O LUPPA foi idealizado como uma ferramenta para apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para as pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômicas, e promotores de justiça social, a partir da construção democrática de políticas integradas e coerentes, que tratem de forma sistêmica os desafios alimentares urbanos. Um laboratório de políticas públicas responde à necessidade de ampliar o número de cidades brasileiras que elaboram políticas estratégicas e plurianuais para a alimentação. Responde também à necessidade de se ampliarem as fontes de dados e informações sobre os sistemas alimentares locais.

Mais informações podem ser acessadas no site do projeto AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *