A promotora Patrícia Fernandes Gomes vai investigar diversas irregularidades em concurso e contratações diretas na gestão do prefeito Rui Filho, em Arari. O procedimento foi aberto no dia 17 de julho, após denúncias da vereadora Aurinete Freitas, da ala de Oposição, durante uma conversa na Câmara Municipal.

De acordo com as informações, a parlamentou apontou irregularidades na nomeação dos aprovados no concurso público de 2019, existência de cargos comissionados de agentes administrativos, em detrimento dos concursados ao cargo de assistente administrativo do município, inexistência de pagamento de insalubridade para os cargos de gari, agente de saúde e agente de endemia e que, em relação aos operacionais, eles estão sendo contratados por diárias, que não há na lei a contratação de serviços gerais, mas que vem sendo contratados de forma velada, não sendo chamados os concursados.
Além disso, quanto ao cargo de professor, todos que prestaram o concurso público foram chamados, os cargos imediatos e os de reserva, mas que segundo a Secretaria Municipal de Educação, houve a solicitação para a Câmara Municipal de contratação temporária de 183 professores, além do quadro efetivo, que a mesma recebeu denúncia, por WhatsApp que os professores estariam recebendo menos de um salário mínimo, sendo que uns estariam recebendo R$ 800 e outros R$ 500.
A vereadora também denunciou que sofreu agressão na Câmara Municipal de um colega de parlamento, conhecido como Cabito Abas e que teria denunciado o caso à Justiça. “Como se demonstra, há necessidade de se apurar os fatos, face a generalidade das demandas, bem como, visando elucidar quais medidas já foram adotadas”, afirmou a representante do Ministério Público em Arari.
Ao abrir a investigação, a promotora informou que expediu ofícios às autoridades policiais, que quer acompanhar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, quanto ao concurso público.
Outro lado
A vereadora Arinete informou que não estava sabendo do procedimento. O vereador Cabito afirmou ao blog que todas as questão apresentadas pela vereadora já estão sendo discutidas com o prefeito e que já estão sendo solucionadas. O prefeito Rui Filho, por sua vez, ainda não retornou às tentativas de contato.
Rui é enrolado
Rui é lambe sal e dorme na fumaça