A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através de uma nota divulgada nesta segunda-feira (23), afirmou que 20 casos suspeitos da varíola dos macacos (Monkeypox) estão sendo investigados no Maranhão. Um dos casos em investigação é da cidade de Viana, na Baixada Maranhense.

“Os casos foram registrados nas cidades de Barão de Grajaú, Buriticupu, Timon, Zé Doca, Rosário, São Luiz Gonzaga, Presidente Dutra, Codó, Colinas, Grajaú, São Luís, São José de Ribamar, Viana e Bacuri. Vale ressaltar que os dois casos confirmados são moradores do município de São Luís. 11 são do sexo feminino e nove do sexo masculino, com faixa etária entre 1 a 70 anos”, diz o comunicado.
Em Viana, a Secretaria Municipal de Saúde informou ao blog que trata-se de uma mulher que já fez o teste e aguarda o resultado do laboratório, confirmando ou não a suspeita. Até o momento, dois casos foram confirmados na capital maranhense. São homens com faixa etária variando entre 38 a 42 anos. Quinze outros casos foram descartados, segundo a SES.
Dos 20 casos que ainda estão em investigação, dois deles estão internados na rede de saúde pública, enquanto o restante apresenta sintomas leves e segue em isolamento domiciliar. A atualização dos casos investigados será feira diariamente sempre a partir das 18 horas.