A onda de violência na região da Baixada Maranhense segue fazendo vítimas diariamente, sem qualquer intervenção das autoridades. Ontem (13), mais um capítulo de horror foi registrado na cidade de Matinha, que vem apresentando altos índices de criminalidade nos últimos anos. Dois bandidos mataram um dono de um bar e deixaram um jovem gravemente ferido. Além disso, outros registros de violência foram feitos em Santa Helena e Olinda Nova.
Os crimes aconteceram por volta das 23 horas, no Bar do Valdir, no centro da cidade. Segundo as primeiras informações, dois homens chegaram em uma moto e dispararam diversas vezes contra as vítimas, identificadas como Ivaldir Silva Leal, de 51 anos e dono de um bar na cidade de Matinha; e Emerson Silva Almeida, de 25 anos, que é jogador natural de Santa Helena.
Ao menos seis tiros teriam atingido Ivaldir, que morreu na hora. Já Emerson, que é natural de Santa Helena e estava no bar após um jogo de futebol de um time de sua cidade, foi atingido com um disparo no ouvido e foi transferido para São Luis em estado grave. A polícia informou que os moradores e testemunhas contaram apenas que viram dois homens em uma moto e que um deles desceu do veículo, foi direto onde Ivaldir estava e disparou vários tiros em sua direção.
Como Emerson Silva estava muito próximo da primeira vítima, ele também foi atingido. Após o crime, os bandidos fugiram em rumo desconhecido. Ivaldir deixa esposa e filhos. Ainda em Matinha, a polícia teria prendido dois suspeitos de participação na morte de um Guarda Municipal, mas até o fechamento desta matéria não foi confirmada a informação.
Santa Helena
Em Santa Helena, um jovem de 22 anos foi morto em confronto com a Polícia Militar também neste sábado (13), após tentar invadir uma casa de sua ex-companheira, que havia registrado boletim de ocorrência por agressão meses atrás. O suspeito foi identificado como Marcelo da Silva Pereira, acusado de roubos e homicídios. O caso aconteceu no bairro Baixinha, centro da cidade.
Tudo começou quando a ex-companheira ligou para a guarnição de serviço que Marcelo da Silva estaria armado e que teria pulado o muro de sua residência, estando no quintal e forçando a porta para entrar, sem nenhum consentimento dos moradores. Após a chegada dos policiais, o suspeito fugiu, mas foi encontrado pela guarnição horas após um morador denunciar que ele teria entrado em sua casa.
Ao cercar o local, a polícia afirmou que Marcelo teria disparado um tiro contra os PMs, que revidaram, momento em que o suspeito teria saído em direção aos policiais com um facão em uma das mãos e na outra segurando uma arma de fogo, atirando novamente. A versão da polícia conta que Marcelo da Silva foi novamente baleado, caiu, foi levado ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Olinda Nova do MA
Em Olinda, a polícia cumpriu um mandado de prisão contra um homem identificado como Carlos Eduardo Costa Furtado. Ele foi levado à delegacia por receptação de veículo com restrição de roubo/furto, posse de entorpecente e outros crimes. O suspeito foi preso por volta das 17 hora, na MA-014, próximo às escolas da Rede Estadual.
Carlos Eduardo foi preso após passar pela polícia e não obedecer um sinal de parada. Com ele, foram encontrados uma porção de substância análoga a maconha e uma moto com restrição de roubo/furto. Mediante todo fato o indivíduo foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Viana, sendo entregue para a autoridade policial, sem lesões corporais, para os procedimentos cabíveis. O veículo é uma honda CG 160, Titan e placa PTD2I92.
Estranho ninguém comentar sobre o ocorrido! No entanto se faz necessário deixar claro e um alerta: Não é de hoje que a onda de violência se faz presente na cidade de Matinha. Sempre comento com conhecidos que estranhamente Matinha é uma cidade violenta e o paradoxo é que os moradores são pessoas acolhedoras e amigas. Sempre observei na cidade, muitas escolas, igrejas católicas e ou evangélicas, também, muitos moradores com grau acadêmico superior, enfim moradores em sua grande maioria exemplares. Lembro de um fato ocorrido por volta do ano de 2013, em uma festa, o morador “Dorico” foi assassinado. Também cito a morte da jovem Kelly Mozinho. Também outros tantos assassinatos nos últimos anos! Agora, o assassinato de Ivaldir em seu local de trabalho! É extremamente triste observar Matinha sendo noticiada por tais fatos. Através deste, envio os meus sentimentos à família enlutada! Também se faz necessário uma resposta das autoridades policiais, tanto nas investigações quanto na prevenção. Que a justiça seja feita através da prisão e condenação dos responsáveis por tal fato. Quanto a Matinha, que possa ter mais tranquilidade e segurança aos seus cidadãos e visitantes.