Ferryboat fica à deriva e é rebocado por outro na travessia entre a Baixada Maranhense e São Luis

Um dos ferryboats da Internacional Marítima que transportam passageiros e cargas na travessia aquaviária entre a Baixada Maranhense e São Luís ficou à deriva na Baía de São Marcos, no início da tarde desta quinta-feira (11), e precisou ser socorrido por outro ferry da mesma empresa, que também navegava na rota no momento da pane.

Situação foi flagrada por usuário

Passageiros filmaram o ferry em que viajavam sendo rebocado por outra embarcação, por volta das 13h20. Foi o primeiro incidente dessa proporção registrado em uma viagem da outra empresa que opera o serviço junto com a Serviporto, que está sob intervenção do Governo do Estado há mais de dois anos e teve o seu património e receitas confiscados em um ato, no mínimo, suspeito.

A notícia da pane em um dos ferry da Internacional Marítima cai como uma bomba sobre o serviço de transporte aquaviário que opera na travessia entre os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e de Cujupe, em Alcântara.

Agora, os usuários e toda a população do Maranhão sabem que o perigo e outros eventuais inconvenientes que venham a ocorrer durante as viagens entre a Ilha de São Luís e o continente não são exclusividade da balsa José Humberto, que, a propósito, não navegou nesta quinta-feira (11). As informações são do Daniel Matos.

Senado investigará caso

Foram definidos cinco dos sete integrantes da Comissão Temporária Externa do Senado Federal que investigará a crise no transporte por ferryboat no Maranhão (CTEFBOAT). A comissão terá em sua composição os três senadores do Maranhão – Roberto Rocha (PTB), Roberth Bringel (União) e Eliziane Gama (Cidadania) -, além de Eduardo Girão (Podemos-CE) e Ângelo Coronel (PSD-BA).

Roberto Rocha e Roberth Bringel serão membros titulares da CTEFBOAT e exercerão, ambos, a função de relator. O senador Ângelo Coronel também atuará na relatoria da comissão. Já Eliziane Gama será suplente e antes mesmo do início dos trabalhos da comissão externa, está sendo apontada como representante do Governo do Maranhão durante a investigação, ou seja, terá como papel rebater as graves denúncias que deverão vir à tona nas reuniões e atividades externas da CTEFBOAT.

A finalidade da comissão é verificar, “in loco”, no prazo de 120  dias, a situação da travessia de Ferry Boat que conecta a região ocidental do Estado do Maranhão à ilha de São Luís. O transporte aquaviáro entre São Luís e a Baixada Maranhense, entre os terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, opera de forma caótica há mais de dois anos, desde quando o ex-governador Flávio Dino (PSB) decretou intervenção na Servi-Porto, maior empresa do setor no Maranhão, que realizava o serviço de forma regular há três décadas e meia.

Sem qualquer perspectiva de melhoria a curto prazo, já que todas as soluções apresentadas pelo governo até agora foram frustradas e até a promotora de Justiça que vinha acompanhando o caso e denunciando as irregularidades na operação da travessia foi afastada da investigação de forma inexplicável.

Assista:

17 respostas para “Ferryboat fica à deriva e é rebocado por outro na travessia entre a Baixada Maranhense e São Luis”

  1. Como e possível um negócio desse? Temos que fazer uma ponte de São Luís a Alcantara, é mais viável, dar-se o nome Nordeste – Norte e acaba este problema, com partipação do governo federal, governo do Maranhão e Pará. E é pra já.

  2. Eu acho que as autoridades só tomarão uma providência mais drástica a respeito dessas sucatas que fazem a travessia entre São Luís e Alcântara, quando acontecer um tragédia…!

  3. Eu acho que as autoridades só tomarão uma providência mais drástica a respeito dessas sucatas que fazem a travessia entre São Luís e Alcântara, quando acontecer uma tragédia…!

  4. Até quando nós q utilizamos essas embarcações vamos sofrer com o descaso das autoridades. Esse governadorzinho, Flávio Dino conseguiu piorar o q já era ruim em todo os aspectos. Socorro alguém nos ajude

  5. Atenção, Governador do Estado do Maranhão, Ministério Público, Mobi, Marinha do Brasil, vamos esperar acontecer uma tragédia de grandes proporção, para que se olhe com clareza a falta de estrutura e condições precárias de navegabilidade desses Ferryboats, que política pública é essa, onde faz de conta que fiscaliza, faz de conta que tá tudo bem, enfim, o usuário que necessita desse transporte aquático, fica pondo em risco não só a sua vida como de seus bens materiais por falta de um governo sério e comprometido com a sociedade. Gestores públicos, agentes públicos tomem providências cabíveis e resolutivas, onde toda uma população não venha ser penalizado.

  6. O governo do Estado não tá nem aí pra ninguém, pq se tivesse, nenhuma dessas embarcações estariam fazendo esse transporte. Um exemplo é esse ferry José Humberto. Até a promotora afastaram.
    O povo vai morrer e vai ficar por isso mesmo.
    Infelizmente eu tenho q fazer o uso desse transporte.

  7. Muita falta de respeito com as pessoas que utilizam do transporte, pois deveriam dar uma segurança pra que fazem uso do mesmo, poder público olhem para essa o estado crítico do transporte para não acontecer algo mais grave.

  8. O povo da baixada que se lasque ” o que tem de mas morar em casa de palafita” lembram dessa frase . Pois É… E bem assim … Agora vai ser a hora de mudar isso… Vamos votar pra quem realmente olhe pelo Maranhão..

  9. Mais uma fake News criada pelo senador das estradas BRs do MARANHÃO…!! Sim, esse senador RR, como não tem nada para apresentar, fica criando fake News…!!!
    As BRs do nosso estado estão um caos total…! Mas pra onde mesmo foram os milhões que foram anunciados pelo senador repensavel pelas BRs do Maranhão???!!?? Até mesmo os Otdor caíram e desapareceram…!!!

  10. Até quando a população do Maranhão vai sofrer com esse descaso? É uma falta de respeito com o contribuinte, se paga por um serviço caro e sem qualidade, já passou da hora do ministério público tomar a frente dessas investigações. Resolvam essa bagunça, nós já estamos saturados de tanto descaso.

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