A escritora Deuzenir Szekeresh lançará, no próximo sábado (9), duas novas produções na cidade de Olinda Nova do Maranhão. A professora de 57 anos nasceu na cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense, e é arte educadora, escritora, atriz, bonequeira, recreadora e poetisa.
As obras serão uma coletânea de poemas, chamado de ‘Fome de Poesia’ e ‘João Gualberto Costa, um homem, uma história, um lugar’, onde a escritora homenageia seu pai Doca Costa, lançando sua biografia.
“O personagem principal dessas histórias, contos, relatos e entrevistas, sempre será ele: João Gualberto Costa. O pai, amigo e avó querido, porque de forma bastante especial, os pais são aqueles que criam elos de um amor que acalanta sem sufocar, norteia sem obrigar, dar liberdade com responsabilidade sem cobrar. Esse foi o pai que conheci”, conta Deuzenir.
O evento de lançamento será no próximo sábado (9), às 16 horas, no povoado Loreto, na sede da Igreja Católica. No dia 15, as obras também serão lançados na Livraria e Espaço Cultural da AMEI, no São Luis Shopping, na capital do estado, a partir das 19 horas.
Perfil
Deuzenir Szekeresh nasceu em 02.11.1964 na cidade de São João Batista. Aos 14 anos de idade se mudou para São Luís, onde, mais tarde, constituiu família, construiu sua história, fez amigos e pode dedicar-se a pintura e a escrita, expressando suas ideias. É licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Maranhão.
Possui Especialização e experiência em Gestão Escolar. É pós Graduada em Gestão Integradora em Educação. Atua como docente na Educação Básica, na qual exerce a função de Gestora e desenvolve atividades pedagógicas na UP do Rio Anil/ IEMA. É arte educadora, escritora, atriz, bonequeira, recreadora e poetisa.