Nesta terça-feira (21) as comunidades quilombolas de Enseada dos Silva e Romana II, no município de São João Batista, fizeram a primeira entrega de produtos do Programa de Compra da Agricultura Familiar (Procaf), coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Agerp de Viana.

O Procaf foi criado pelo Governo do Estado e é executado pela SAF, permitindo a compra de produtos da agricultura familiar por dispensa de licitação, o que auxilia as famílias de maneira rápida a comercializarem a produção. Além de fortalecer o setor, o Procaf contribui para enfrentamento da fome, com a doação dos alimentos para as redes socioassistenciais dos municípios maranhenses, garantindo renda para as famílias rurais e segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Durante o evento, os produtores entregaram à Secretaria Municipal de Assistência Social os alimentos, que, por sua vez, confeccionou cestas básicas que foram entregues a famílias atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social- CRAS. A entrega foi realizada na sede da comunidade de Romana II, com a participação de várias lideranças e autoridades.
Entre os presentes estavam o prefeito Mecinho, os secretários municipais Erllem Pinto (Assistência Social) e Apollo Júnior (Agricultura), além do assessor da Secap, Luiz Everton, dos vereadores Jorge de Baduca e Simiãozinho, do coordenador do Fórum da Juventude, Raimundo Nonato Dunga, da presidente do STTR, Ione Corrêa, e do zootecnista da Agerp e responsável pelo projeto em São João Batista, Nélio Freitas.
Mais duas entregas estão previstas para os meses de julho e Agosto, totalizando assim mais de uma dezena de toneladas de alimentos. “Esse é um momento muito importante da agricultura familiar da nossa cidade, que teve o apoio importante do nosso ex-presidente da Agerp, Júlio Mendonça, onde estas duas comunidades mostram que é possível produzir alimentos orgânicos e oferecer ao município para, por exemplo, abastecer a alimentação escolar”, comentou Nélio Freitas.
Procaf na Baixada
37 associações dos municípios de Arari, Cajari, Cajapió, Matinha, Viana, Penalva, Olinda Nova, Vitória do Mearim e São João Batista assinaram contratos, que somam R$ 1.091.805,02 para a compra dos produtos dos agricultores familiares.
O Procaf faz parte do Programa Comida na Mesa e é executado com muito compromisso pela SAF. É uma ação que compra a produção dos agricultores familiares e doa para famílias que mais precisam e que são atendidas pelas redes socioassistenciais dos municípios.
e o prefeito ainda manda divulgar nas redes sociais que ele estava promovendo a ação
esse é uma praga dessa cidade