Com R$ 25 milhões e festa de 60 dias anunciados pelo Governo do Estado, Boi Oriente reclama de diminuição de 12 para 5 apresentações no Maranhão

A presidente do grupo de Bumba-Meu-Boi Oriente, Dona Juliana, fez um desabafo nesta quarta-feira (15) e reclamou da diminuição de número de apresentações pelos arraiais do Maranhão, mesmo após o Governo do Estado anunciar um investimento de R$ 25 milhões e 60 dias de festa. Em 2022, o Boi Oriente completa 32 anos e nasceu na cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense.

Dona Juliana reclamou do número de apresentações do Boi Oriente

Em uma nota divulgada nas redes sociais, Dona Juliana disse que ficou feliz quando foi chamada para assinar o termo com a Secretaria Estadual de Cultura. “Quando o Governo do Estado anunciou que faria o maior São João do Brasil com 60 dias de festas foi uma alegria muito grande a todos nós que somos fazedores e produtores de cultura. O anúncio de 25 milhões de reais investidos em nossa festa era tudo que precisávamos para recuperar o tempo que passamos parados e sem poder desenvolver nosso trabalho e consequentemente sem conseguir movimentar a cadeia produtiva que gira no nosso entorno”, comentou.

No entanto, a Secretaria de Estado da Cultura diminuiu o número de apresentações da atração cultural. “Infelizmente todos esses anúncios não passaram de engodo político para mais uma vez ludibriar nossa cultura. Sou Juliana Fonseca presidente do Boi Oriente fui chamada pra assinar meu termo na SECMA e quando vi a quantidade de apresentações que me deram quase enfartei. Em 2019, assinei meu termo com 12 apresentações. surpreendentemente em 2022, no meu termo só tem 05 apresentações pra Boi. Ou seja, complemente na contramão de tudo que foi anunciado”, completou Dona Juliana.

O Boi Oriente, segundo as informações, é um dos três que se encontra no chamado Grupo Especial, que são os contemplados com a maior quantidade de apresentações em razão do tamanho e do espetáculo. “Queria entender pra onde está indo todo esse dinheiro já que de 2019 pra cá muitas brincadeiras desapareceram, e a secretaria está reduzindo a quantidade de brincada dos grupos. A menos que estejam prejudicando uns para o benefício de outros”, concluiu a nota.

Boi Oriente fez 32 anos em 2022

Sem participações de outros grupos folclóricos de São João Batista

Além do prejuízo causado ao Boi Oriente, outras atrações folclóricas da cidade de São João Batista também estão de fora da programação oficial do São João do Governo do Estado. O Boi Brilho da Noite, do Mestre Camundinho, informou que não irá se apresentar em São Luis. O motivo é a morte do presidente e dono da atração.

O Boi Símbolo da Fazenda também informou que está fora da programação na capital e o motivo foi a falta de documentações específicas para atender o edital divulgado pela Secma. Por fim, o tambor de crioula de Dona Teodora também ainda não foi chamado e segue sem previsão para se apresentar em São Luis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *