Moradores e familiares de Santa Helena e Turilândia fazem manifestação contra operação policial que resultou em dois jovens mortos

Moradores e familiares de dois jovens da cidade de Santa Helena e Turilândia saíram às ruas nesta quinta-feira (2) para protestar contra uma operação que resultou na morte de dois jovens em Turilândia nesta terça-feira (31). A versão passada pela polícia é que ambos atiraram primeira contra a guarnição, mas a família contesta e moradores enviaram ao Blog do Jailson Mendes vídeos em que os dois jovens aparecem algemados.

Manifestação tomou às ruas da cidade de Turilândia

O caso foi registrado por volta das 18 horas, na MA-006, em Turilândia. Thierry Silva Rodrigues e Daniel Gustavo dos Santos Dias são naturais do município de Santa Helena, na Baixada Maranhense, a versão que a polícia registrou foi que de que ambos tinham disparado contra policiais após uma operação da corporação para prende-los e que ambos estariam participando de um assalto na cidade de Governador Nunes Freire.

A família do jovem Daniel Gustavo dos Santos, de 18 anos de idade, acusa a polícia de possível execução durante a abordagem. O jovem teria sido morto com 13 tiros, em via pública e um vídeo que circula em redes sociais e encaminhado ao blog pelos moradores mostra ele e um outro homem na abordagem. Os dois – mortos durante a ação policial -, estão parados e com as mãos voltadas para a frente, enquanto militares realizavam vistoria num veículo.

Revoltados, os familiares organizaram uma manifestação nesta quinta-feira e pediram providências contra a situação. A mãe de Daniel gravou vídeos e participou dos protestos na frente do Destacamento de Polícia Militar da região.

A versão da família

De acordo com o relato de familiares, Daniel Gustavo dos Santos trabalhou durante todo o dia na oficina mecânica. Por volta das 17h, já próximo do fim do expediente, ele foi acionado por telefone para dar assistência a um cliente, que estava com problemas no veículo na estrada. Daniel faria orçamento e realizaria o reparo mecânico no veículo. Prática comum e inerente ao exercício da profissão.

O cliente, contudo, identificado apenas como Thierry, morador de Santa Helena, era procurado pela polícia, suspeito de ter cometido um assalto no município de Governador Nunes Freire. De acordo com testemunhas, segundo a família, logo que chegou no local, com a caixa de ferramentas para tentar fazer a identificação do problema mecânico no veículo, Daniel foi abordado pela polícia junto a Thierry.

Um caminhoneiro que transitava no local gravou um vídeo. Nas imagens, Daniel e Thierry estão parados na estrada – por ordem policial -, com as mãos voltadas para a frente, em sinal de rendição, enquanto militares realizavam buscas no veículo.

Num outro vídeo, gravado por outro cidadão, morador de Turilândia, é possível ouvir os disparos de arma de fogo logo em seguida. Daniel e Thierry morreram no local. O mecânico levou 13 tiros, segundo a denúncia. Não há informações sobre policiais feridos durante a abordagem.

Outro lado

O Blog do Jailson Mendes também entrou em contato com policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar, que informou que ainda nesta quinta-feira (2) divulgará uma nota oficial sobre o caso, em que se manifestará sobre a operação. Assim que for divulgada, o blog publicará, na íntegra.

Vejam o vídeo do relato da mãe do jovem e as imagens que teriam sido gravadas antes das mortes.

Uma resposta para “Moradores e familiares de Santa Helena e Turilândia fazem manifestação contra operação policial que resultou em dois jovens mortos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *