Uma coreografia da Companhia de Dança de São João Batista (CIA SJB), da Baixada Maranhense, foi aprovada para se apresentar na 39ª edição do Festival de Dança de Joinville, Santa Catarina, considerado o maior festival de dança do mundo. O evento acontece de 19 a 30 de julho deste ano e o grupo joanino é um dos poucos grupos escolhidos do Nordeste.

A coreografia ‘Fusion’ foi escolhida pelo corpo de jurados e vai ser apresentar em palco aberto durante o evento. Para comemorar a escolha, uma motocarreata está sendo organizada amanhã (21), a partir das 17 horas, saindo de ‘Manoel Ferreira’, até a sede da cidade. A Cia de Dança SJB foi fundada em abril de 2013 na cidade de São João Batista .
“É com uma grande Satisfação e honra que tenho o prazer de anunciar a participação da Cia de Dança SJB no Maior Festival de Dança do Mundo!!!! Nós participamos de uma seletiva com mais de 4,1 mil grupos de dança de todo o Brasil e ainda tendo participações estrangeiras e graças ao nosso bom Deus tivemos a Alegria de sermos aprovados para participar deste tão grandioso evento”, comemorou um dos organizadores e coreógrafos, Eduardo Costa.
Ele comentou sobre a escolha e o fato de levar algo produzido em São João Batista. “É um sonho realizado poder levar o nome da nossa querida cidade e com certeza da nossa Região e porque não dizer do nosso Estado. Muito obrigado primeiramente a Deus e depois a todos os apoiadores, incentivadores e simpatizantes que sempre acreditaram no nosso lindo projeto! Em nome da Cia de Dança SJB, muito obrigado a todos”, concluiu.
O festival
O Festival de Dança de Joinville bateu recorde de inscrições de coreografias em 2022: no total, 4.186 apresentações foram inscritas para a 39ª edição do evento, que ocorre de 19 a 30 de julho. Foram 2.879 inscrições para a Mostra Competitiva, que acontece no palco do Centreventos Cau Hansen; 927 para os Palcos Abertos, espalhados em vários locais da cidade; 350 para o Meia Ponta, destinado às crianças; e outras 30 para o Festival 40+, para pessoas acima de 40 anos.
Como sempre, os 12 dias de evento serão recheados de atrações nos Palcos Abertos, na Feira da Sapatilha e no Mais Dança. Já os cursos e oficinas estão marcados para acontecer entre 19 e 23 julho e 26 a 30 de julho. Até então, o maior índice de participação era o da edição de 2019, com 3.275 coreografias inscritas. “Estamos nos preparando para neste ano fazer o melhor e o maior festival de todos os tempos”, afirma Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança.
A 39ª edição tem interessados em todos os estados brasileiros, com o maior volume concentrado em São Paulo, com 1.750 coreografias inscritas. Ficaram na casa dos três dígitos Santa Catarina (632), Paraná (449), Rio de Janeiro (320), Minas Gerais (313) e Rio Grande do Sul (111). Além disso, tinha candidatos de Toronto, no Canadá.
A seleção dos profissionais que vão se apresentar no evento ocorreu por meio de uma seletiva via vídeo. Os arquivos foram avaliados por uma banca de jurados com três especialistas de cada gênero. Os resultados das médias são disponibilizados na área dos grupos no site do festival e as companhias com coreografias aprovadas foram divulgadas AQUI.
Orgulho mesmo. Meninos bons e que merecem nosso reconhecimento. Parabéns Cia SJB
Que vergonha agora para o governo de Mecinho e para a sec de Cultura que colocou essa companhia lá embaixo
Agora os caras vão representar a cidade simplesmente no maior festival do mundo
Chupa Mecinho
Estou muito orgulhoso de fazer parte dessa familia, parabens a todos os participantes!
Não e o governo de nossa gente agora ta na hora de dar o troco eles vão cai em cima kkk